Saúde mental durante período de Covid-19

O momento atual em que vivemos vem desencadeando riscos tanto a saúde física quanto a saúde mental. A ansiedade, por exemplo, pode vir a manifestar-se através da agitação, nervosismo, decorrentes de preocupações e estados de alerta. Seguidos de taquicardia, sudorese, insônia. O indivíduo possui dificuldade em controlar os pensamentos, focando na problemática, assim buscando ver e ouvir informações de forma excessiva a respeito do novo coronavírus, ocasionando prejuízos a sua saúde mental.

Dessa forma, é necessário manter os cuidados relacionados à prevenção e buscar manter a calma. É um desafio e tanto para muitas pessoas manter esse equilíbrio durante uma crise que afeta a todos. Com isso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta a diminuição na procura de informações referente ao Covid-19 principalmente a partir de fontes confiáveis.

Outro aspecto que pode auxiliar é manter uma rotina durante esse período. Ter um horário para acordar, realizar os afazeres de casa, estudar, exercitar-se etc são atividades que podem ajudar a combater a ansiedade. Em relação à área emocional, podemos pensar nas técnicas de respiração e meditação.

Sem sombra de duvidas, estamos aprendendo muito com a situação vivenciadas, e uma questão importante a ser colocada é ainda sobre a proteção de si próprio e de seus familiares percebendo os reais riscos, a fim de não paralisarmos nossa vida. Outros quadros podem vir a ser desencadeados por essa instabilidade, como tristeza, desesperança, desânimo, estresse, entre outros, como: depressão, pânico, TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). O divórcio e a violência doméstica durante o isolamento social também têm crescido bastante e chamado a atenção dos especialistas no âmbito da saúde.

Outro ponto importante é perceber o papel da Ciência na possibilidade e buscas de soluções mais evidentes acerca do novo coronavírus, assim filtrando meios de comunicação que colocam em risco informações fidedignas e éticas. Entende-se a necessidade de confiar em dados que possuem uma base cientifica para nos mantermos conscientes.

Os psicólogos continuam realizando os atendimentos de modo online, para auxiliar as pessoas em tempos difíceis como esse, sob a regulamentação do Conselho de Psicologia na prestação de serviços à comunidade. Nosso papel é cuidar das pessoas que apresentam algum sofrimento psíquico e ajudar a lidar com os conflitos da melhor maneira possível, acreditando e lutando pelo ser humano e sua capacidade de ressignificar.

Saúde mental
Psicóloga Gislaine Aparecida Lucas – CRP: 06/160801.

Contato Profissional: (19) 99962-3149.

Facebook: Psicóloga – Gislaine Lucas.

Instagram: @psicologa.gislaine_lucas.