Monte Sião: barreira sanitária funciona no período de mega feriado paulistano

O mega feriado na cidade de São Paulo, criado como estratégia para aumentar o isolamento social e conter o avanço do coronavírus na capital paulista, acendeu um alerta vermelho para prefeituras do Sul de Minas. Ouro Fino, por exemplo, tomou uma medida drástica e está impedindo a entrada de carros com placas do Estado de São Paulo. Monte Sião, que está com as lojas abertas, implantou uma barreira sanitária durante toda a vigência do feriado paulistano, de quarta-feira, 20, até domingo, 24.

Uma equipe foi contratada para trabalhar nas barreiras aos fins de semana. Os agentes informam os ocupantes sobre os decretos vigentes na cidade e a obrigatoriedade do uso de máscara. A Vigilância Sanitária recebeu doações de máscara de empresários locais, que estão sendo entregues aos visitantes que não têm proteção facial.

De acordo com o diretor de Saúde, Rafael Batista de Souza, a prefeitura dobrou o efetivo da Vigilância Sanitária e todos os funcionários estão nas ruas aos sábados e domingos checando denúncias.

“Quando chegam vans e ônibus, os comerciantes avisam e a Vigilância envia uma equipe para vistoriar o veículo e orientar as pessoas sobre as etiquetas respiratórias e o uso obrigatório de máscara na cidade”, informou.

O diretor também disse que os agentes de comunitários de saúde fazem um trabalho de conscientizam nos bairros, para que todos transitem nas ruas com a proteção o facial.

Monte Sião tem 6 casos positivos de Covid-19. Todos estão em isolamento domiciliar. Os moradores que necessitarem de internação serão levados para Ouro Fino, onde há 23 leitos clínicos, ou para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, que possui 40 leitos de UTI e 60 de enfermaria. Em Pouso Alegre, no momento, há 15 pacientes internados, sendo 5 positivo para Covid-19.