Uso de máscara passa a ser obrigatório no Estado de São Paulo; pacientes internados por Covid ultrapassam 9 mil

A partir da quinta-feira, 7, todos os moradores do Estado de São Paulo terão de usar máscaras para circular em espaços públicos. Caberá às prefeituras dos municípios paulistas regulamentarem a fiscalização e a penalidade a quem desobedecer a medida.

O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (5) e está alinhada com as ações do Governo do Estado de São Paulo para frear o ritmo de contaminação da Covid-19.

“A partir de hoje já passa a valer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os meios de transporte público e privado e agora estendemos isso a toda população, com o objetivo de proteger os brasileiros de São Paulo, para que tenham menos possibilidade de serem infectados ou irem a óbito”, afirmou o governador João Doria durante coletiva de imprensa.

O Estado de São Paulo contabilizava, até ontem, 31.772 casos. Atualmente, o interior, litoral e Grande São Paulo concentram 11.950 casos (37,6%) e 954 óbitos (36,3%).

Nos hospitais do estado há 9,1 mil pacientes internados, somando 3.534 em UTI e 5.589 em enfermaria.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a Covid-19 neste sábado é de 67% no Estado de São Paulo e 87,1% na Grande São Paulo.