Cultura & Política: Sarapatel Nº 1, por Ismael Rielli

Sarapatel Nº1, por Ismael Rielli

“Oh que saudades que eu tenho

Da aurora da minha vida

Da minha infância querida

Que os anos não trazem mais!”

(Casimiro de Abreu)

******

Quanta saudade eu tenho

Da nossa Tribuna querida

Aquela Folha tão lida

Que o Ovinho não me traz mais!”

 ******

O destrambelhado tosco capitão cloroquina é pai de 4 filhos e uma filha.

Do primeiro casamento nasceram:

O 01 – O rei das rachadinhas, que acaba de comprar um “casebre” de 6 milhões em Brasilia.

O 02- O rei dos disparos de fake News, apelidado de Carluxo. Aquele que fez beicinho e se aboletou no banco de trás do Rolls Royce no dia da posse do pai.

O 03 – O deputado federal mais votado de nossa história. É deputado por são Paulo, mas mora no Rio. Segundo ele, pra fechar o Supremo bastam um soldado, um cabo e um jipe. O pai queria fazê – lo embaixador em Washington. Inimigo da China e dos chineses.

Do segundo casamento, nasceu 04, o tal de Jair Renan, que já anda aprontando. Vendedor de tráfico de influência, acaba de ganhar um belo presente: um carro elétrico.

Do casamento com Michele, nasceu uma menina o que, segundo o misógino mito de pés de barro, foi motivado por uma fraquejada sua.

Quanta falta de compostura! Quanto desprezo pelas mulheres! Quanta misoginia! Quanta grosseria com a própria filha! Quanto desrespeito!

Olhado com atenção para a sua fisionomia, percebemos que ele não bate bem, é meio maluco. Faltam-lhe alguns parafusos.

  ******

“Adeus, pra sempre adeus,

Ingrata sem coração,

Tu és pia de água benta,

Onde todos põem a mão”

 ******

I CANNOT BREATHE Não consigo respirar é a frase que chocou o mundo.

Algemado, deitado no asfalto, George Floyd agonizou, por quase 10 minutos, com o joelho de um brutamonte, descarregando todo o seu peso no pescoço de um negro numa rua de Mineapolis, Minesota, nos States.

Derek Chauvin foi condenado por três crimes. Vai pegar uma boa cana.

A cena brutal espantou a todos. Provocou, em plena epidemia, caudalosas manifestações não só nos States, mas no mundo todo. Foi quando surgiu a frase escrita no asfalto de muitas cidades.

BLACK LIVES MATTER – VIDAS NEGRAS IMPORTAM.

Floyd não morreu em vão!!!

Os familiares foram indenizados com 27 milhões de dólares, mas o mais importante é que seu martírio ajudou a enxotar  um maluco da Casa Branca. Livrou os States e o mundo de um abominável troglodita.

As manifestações ajudaram muito Biden, dando-lhe inclusive a vitória na até então republicana Geórgia. E mais; numa eleição extemporânea na mesma Geórgia, os democratas abiscoitaram as duas cadeiras para o senado, reservando uma delas a um negro.

Com mais dois senadores, os democratas empataram com os republicanos, 50 a 50.

Com o voto de minerva a cargo da vice-presidente Kamala Haris, os democratas passaram a ter maioria para o maior conforto de Biden.

São 50 os estados dos Estados Unidos, aí incluídos Havai e Alasca.

Cada estado elege dois senadores com mandato de 6 anos.

Aqui, abaixo do Equador, somos 26 estados e o Distrito Federal. Com 3 eleitos por estado, nossa câmara alta abriga 81 senadores, com mandato de 8 anos, com eleições a cada 4 anos – uma vez com duas vagas em disputa, outra vez com uma só, numa eleição coeva para presidente, governador, senador (es) um ou dois, deputados federais e estaduais. Na ultima eleição de 2018 os senadores eleitos por SP foram Major Olimpio (PSL) e a cadeirante Mara Gabrili (PSDB).

Curiosa e pouco democrática a escolha do suplente de senador, verdadeiros feudos ou transações monetárias.

Com pouco mais de 2 anos como senador, Major Olímpio mudou pro andar de cima. Vítima de COVID-19, apesar de seu porte atlético.

Seu suplente, um empresário ilustre desconhecido, ganhou de mão beijada um mandato de quase 6 anos.

Outros escolhem pra suplentes seus próprios filhos como Edson Lobão do Maranhão e Chico Rodrigues de Roraima, aquele que, acordado pela Polícia Federal às 6h da manhã, guardou nas partes subalternas um feixe de lobos guarás, garoupas e onças.

Os senadores representam os estados. É por isso que não importa sua população: cada estado tem direito a 3 senadores, seja São Paulo, seja Roraima.

 

* Ismael Rielli, Águas de Lindoia. É professor aposentado, jornalista, escritor e ex-vereador. Tem atualmente um ponto de cultura no Sebo do Ismael, em Águas de Lindoia. * colaboração de Rodrigo Martins na revisão.

 

Leia também outras colunas de Ismael Rielli:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/04/24/entrevista-com-paolo-pancioli-sobre-facismo-por-ismael-rielli/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/04/10/aos-mestres-com-carinho-por-ismael-rielli-homenagem-a-alfredo-bosi/