Águas de Lindoia integra Projeto Gen-t do Brasil com exames gratuítos para a população
Águas de Lindóia está entre os municípios participantes do Projeto Gen-t do Brasil, considerada a maior pesquisa genética já realizada no país. A iniciativa oferece gratuitamente exames de sangue e relatórios de saúde à população, ao mesmo tempo em que contribui para o avanço de estudos científicos voltados ao aprimoramento da medicina brasileira.
O projeto tem como objetivo reunir dados genéticos e informações de saúde da população para ampliar o conhecimento sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. Ao participar, o voluntário acompanha sua própria saúde ao longo do tempo e contribui diretamente para o desenvolvimento de políticas e estratégias mais eficazes na área da saúde.
Os participantes recebem exames laboratoriais e relatórios de saúde gratuitos durante cinco anos. A partir do terceiro ano de acompanhamento, também passam a ter acesso a um mapa de ancestralidade, elaborado com base nas informações genéticas coletadas.
Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, realizar o agendamento por meio do site https://tinyurl.com/aguas-gent, preencher o questionário de saúde e cumprir jejum de 8 a 12 horas antes da coleta de sangue.
A coleta é realizada no PSF Central, localizado na Avenida das Nações Unidas, 1.100, Centro.
Gen-t do Brasil
O objetivo do projeto gen-t do Brasil é recrutar, em quatro anos, 200 mil voluntários de diferentes regiões do país, que compartilharão seus dados de saúde e comportamentais, e doarão uma amostra de sangue para armazenamento de plasma e sequenciamento de DNA. Com isso, será possível construir um banco genético com o objetivo de melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças na população brasileira.
“As descobertas do projeto podem se traduzir no desenvolvimento de novos medicamentos mais eficazes, mais específicos e mais inteligentes. E o melhor de tudo: este não é um benefício para o indivíduo, é um benefício para todos”, explica Lygia Pereira, CEO da gen-t e professora titular de Genética Humana na Universidade de São Paulo (USP).
O projeto já passou por diversas cidades do Brasil, e esteve em Monte Sião por três vezes, sendo a último em 2025, realizando exames de sangue gratuitos em milhares de brasileiros.
O que acontece com a minha amostra de sangue doada para o projeto?
Parte da amostra tem como destino um laboratório parceiro para a realização dos exames laboratoriais, cujos resultados serão entregues para os participantes em poucos dias. A outra parte é direcionada para o laboratório da gen-t, onde passa por um rigoroso processo de conferência e recebe um código de identificação.
Assim, as informações pessoais se tornam anônimas, garantindo a privacidade dos voluntários do projeto. Em seguida, o DNA é extraído do resto do sangue e fica pronto para o sequenciamento genético.
Atualmente, 80% do material genético utilizado para pesquisas no mundo vêm de populações brancas e de origem europeia, o que limita o potencial de descobertas e a efetividade de algumas terapias para outras populações. O Brasil tem grande potencial para mudar esse cenário, já que nosso povo é formado pela mistura de diversas etnias.
Além de fomentar a ciência genômica do mundo, o projeto pretende melhorar a medicina de precisão para brasileiros, pois será uma mostra genética da nossa população.
Foto: Arquivo / TDA
Veja também:
https://www.tribunadasaguas.com.br/2026/02/18/pe-de-meia-licenciaturas-recebe-pre-inscricoes/








