Inscrições abertas para etapa de Itapira da Copa FBR de Mountain Bike
Itapira receberá no domingo, 31 de agosto, a 5ª Etapa da 11ª Copa FBR Esportes de Mountain Bike 2025. A competição é disputada no estilo mountain bike XCM e reunirá atletas de diferentes cidades da região. A largada será em frente à Etec (Escola Técnica) “João Maria Stevanatto” e a realização é da FBR Esportes, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL).
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da FBR Esportes (www.fbresportes.com/5-etapa-mtb-2025). A etapa contará com diferentes categorias. No primeiro bloco, às 8h, largam os ciclistas das categorias Pro, Gravel e E-Bike (Pro e Pro Max). Às 8h15, será a vez das categorias Sport e E-Bike Light, seguidas pela categoria Fun, que inicia às 8h30.
As inscrições dão direito a um kit, que poderá ser retirado na véspera e a poucas horas da prova. No ato da retirada do kit, cada inscrito deverá apresentar um documento com foto e contribuir, obrigatoriamente, com um litro de leite ou o valor de R$ 10,00, em caráter social.
A entrega dos kits acontecerá no local da prova em dois momentos: no sábado, 30 de agosto, das 14h às 17h, e no domingo, 31, das 6h às 7h30. O evento conta ainda com o apoio de empresas locais, como Seicon, Supermercados Geoli, Pastora da Fazenda, Têxtil Carmem e SM Wear.
Conheça um pouco de mountain bike
O mountain bike — conhecido também como mountain biking ou MTB —, é um ciclismo de montanha. Seu objetivo é transpor terrenos irregulares naturais ou artificiais. Ou seja, usando uma mountain bike — bicicleta especializada —, o mountain biker pode praticar o esporte em lugares como: estradas; trilhas; matas; fazendas; ladeiras.
Esta modalidade não é recente. Já na década de 1950, a prática se iniciava no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. John Finley Scott é considerado o primeiro entusiasta do esporte, fazendo modificações em sua bicicleta para o ciclismo off-road, em 1953. Mais tarde, em 1979, ele se tornou um dos investidores da MountainBikes, empresa iniciada por Gary Fisher, Tom Ritchey e Charlie Kelly — também pioneiros no esporte e na produção de bicicletas especializadas.
O mountain bike é uma modalidade de ciclismo, mas se difere do que se conhece por ciclismo tradicional. Sendo assim, as duas práticas têm semelhanças e diferenças.
Como semelhança, os equipamentos e roupas usados pelo ciclista também servem para o mountain biker; visando o conforto e proteção durante a prática. Já como diferença, está o próprio terreno onde se pedala e o tipo de bicicleta. Nesse caso, a mountain bike é mais versátil e desenvolvida especialmente para resistir a percursos acidentados.
Com a popularização da prática, o mountain bike se desenvolveu e surgiram várias modalidades do esporte. Veja algumas delas a seguir.
- cross-country — circuito difícil, cheio de subidas e descidas em terrenos acidentados;
- trip trail — nessa maratona, os percursos são longos e ocorre em estradas de terra;
- singletrack — trilha em lugares inóspitos e com muitos obstáculos naturais;
- downhill — altamente arriscada, é uma descida em alta velocidade;
- freeride — é o downhill adaptado para cidades e lugares com solo irregular, com mais obstáculos;
- eliminator — circuito menor e com mais obstáculos que o cross-country; nele, os atletas são eliminados até a disputa final;
- four cross — com terreno inclinado, o circuito apresenta obstáculos que precisam ser transpostos por 4 competidores.
Foto: Divulgação / Reprodução
Veja também: