Festa D’Itália celebra os 150 anos da imigração italiana
A partir deste sábado (21), moradores e turistas que estiverem em Serra Negra poderão desfrutar da cultura e da gastronomia italiana, com a Festa D’Itália 2024.
O evento, além de integrar a programação comemorativa de aniversário da cidade, celebra os 150 anos da imigração italiana.
Até segunda-feira (23), toda a infraestrutura da festa ficará montada na Avenida Deputado Campos Vergal, atrás da Praça John Fitzgerald Kennedy e ao lado da réplica da Fontana de Trevi.
No local, o público encontrará uma variedade de barracas com pratos diversos e bebidas, todos originários da Itália. Enquanto saboreia as delícias italianas, o público poderá acompanhar uma vasta programação cultural e artística, com muita música e dança.
Entre as atrações musicais, destaque para Tenores do Brasil (21/09, às 20h) e Tony Angeli (23/09, às 18h).
As barracas que integram a Festa D’Itália pertencem a entidades assistenciais de Serra Negra. Toda a arrecadação com as vendas será revertida para que as entidades possam dar continuidade aos serviços prestados no município.
Confira a programação:
21/09
- 11h – Estudio Fiorire – Av. Deputado Campos Vergal
- 12h – Grupo de Dança Italiana (Cordeirópolis) – Av. Deputado Campos Vergal
- 13h – Fred Rovella – Av. Deputado Campos Vergal
- 15h – Marcelo Giachetto e Trio – Av. Deputado Campos Vergal
- 18h – O Realejo – Av. Deputado Campos Vergal
- 20h – Tenores do Brasil – Av. Deputado Campos Vergal
22/09
- 10h30 – Banda Lira de Serra Negra – Praça Pref. João Zelante
- 11h30 – Dança da Melhor Idade – Av. Deputado Campos Vergal
- 12h – Renato Gabiani – Av. Deputado Campos Vergal
- 14h – Banda A&A Música e Arte – Av. Deputado Campos Vergal
- 16h30 – Cia de Dança Allegro – Av. Deputado Campos Vergal
- 19h – Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Av. Deputado Campos Vergal
23/09
- 7h – Hasteamento das Bandeiras – Praça Barão do Rio Branco
- 8h – Desfile Cívico – Rua Sete de Setembro/ Banda de Marcha da Polícia Militar do Estado de São Paulo – Rua Sete de Setembro
- 12h – Terra Nostra – Av. Deputado Campos Vergal
- 14h – Orquestra Encantos da Viola – Av. Deputado Campos Vergal
- 16h – Ricardo Bombarda – Av. Deputado Campos Vergal
- 18h – Tony Angelli – Av. Deputado Campos Vergal
Imigração
Em 2024, o Brasil celebra 150 anos da imigração italiana, que teve início em 1874 com a chegada do navio “La Sofia” ao porto de Vitória. O navio trazia quase 400 imigrantes de diferentes regiões da Itália.
A imigração italiana no Brasil teve um período de auge entre 1880 e 1930, mas já havia colônias italianas em vários estados do país desde a década de 1820.
Os italianos deixaram um legado significativo na cultura, economia e demografia do Brasil, inclusive, no Circuito das Águas. Estima-se que cerca de 25 milhões de brasileiros tenham ascendência italiana.
A presença italiana no Brasil pode ser vista em vários aspectos da cultura, como a língua, a culinária, as festas e as tradições. Os italianos também tiveram um papel importante no desenvolvimento da agricultura, da indústria, do comércio e das artes.
Em São Paulo, por exemplo, é possível ver a presença italiana na arquitetura, com prédios construídos por arquitetos e construtores italianos, como o edifício Martinelli, o Liceu de Artes e Ofícios e o Teatro Municipal.
Para comemorar os 150 anos da imigração italiana, o governo brasileiro reconheceu o Dia do Imigrante Italiano, comemorado em 21 de fevereiro.