Eleitor pode denunciar fake news e ajudar no combate à desinformação
SOS Voto: saiba como funciona o número 1491, criado para receber denúncias de fake news nas eleições 2024
Nestas eleições, o eleitor pode exercer a cidadania no combate à mentira e à desinformação nas redes sociais. Trata-se do SOS Voto, um canal que visa auxiliar o bom andamento do processo democrático, que ano a ano vem sendo afetado negativamente pelas fake news.
Criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ferramenta é gratuita e qualquer cidadão pode acessá-la por meio do número de telefone 1491.
O SOS Voto funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h, e no sábado, das 9h às 17h.
A iniciativa, inédita no TSE, pretende promover mais transparência e agilidade no combate às mentiras durante as Eleições Municipais de 2024.
Orientação e denúncia
Além de receber e encaminhar as informações, o SOS Voto orienta os cidadãos a registrar suas denúncias diretamente pela internet, por meio do Siade.
A Polícia Federal, ao Ministério Público, ao tribunal regional eleitoral (TRE) ou à juíza ou ao juiz eleitoral receberão as denúncias válidas e darão andamento às investigações e, conforme for, punições.
Guia básico de combate a fake news
De acordo com o Guia Básico de Enfrentamento à Desinformação do TSE, a desinformação compreende declarações públicas baseadas em informações ou dados incorreto ou distorcidos e manipulados.
A internet acelerou o compartilhamento de fake news e desinformação, sobretudo com a popularização de aplicativos de conversa e redes sociais. Os efeitos, como visto ao longo dos anos, podem impactar negativamente o processo eleitoral
Fake News são notícias falsas publicadas como se fossem informações reais. Esse tipo de conteúdo, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.
Veja mais sobre “O que são Fake News?” em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/o-que-sao-fake-news.htm
Imagem: msgrowth/ Freepik
Leia Mais:
Como a inteligência artificial pode ser usada na propaganda eleitoral
João Paulo e Juninho Zucato disputam a Prefeitura de Monte Sião