Fatec de Itapira inicia período de solicitação de Isenção e Redução da taxa do Vestibular

Desde terça-feira, dia 02, a Fatec (Faculdade Estadual de Tecnologia) de Itapira “Ogari de Castro Pacheco” recebe os pedidos de Isenção e Redução da taxa de inscrição para o Vestibular do 2º Semestre de 2024. Os interessados poderão solicitar o benefício até o dia 12 de abril, às 15h00, mediante o envio da documentação comprobatória, cuja lista está disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

A Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), responsável pelo processo seletivo, pretende oferecer cerca de 6 mil isenções e reduções em todas as Fatecs do Estado de São Paulo. Vale ressaltar que a Fatec de Itapira se diferencia por ser uma faculdade estadual e gratuita, não cobrando mensalidades para os aprovados no Processo Seletivo Vestibular e matriculados nos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial, Gestão Empresarial e Desenvolvimento de Software Multiplataforma.

Como requerer a isenção

Para requerer a isenção, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio integralmente, estar no último semestre do EJA (Educação de Jovens e Adultos) em escolas públicas ou particulares, ou estar concluindo o curso no CEEJA (Centro Estadual de Jovens e Adultos). Além disso, é necessário que a renda mensal máxima do grupo familiar não ultrapasse dois salários mínimos por morador, ou, no caso de candidato independente, que sua renda bruta mensal máxima seja de 2 salários mínimos.

Para obter a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, o candidato deve comprovar que é aluno regularmente matriculado em qualquer série do Ensino Fundamental, Médio, cursinho pré-vestibular, graduação ou pós-graduação, e que recebe salário menor que dois salários mínimos ou está desempregado. Os interessados devem acessar o site www.vestibularfatec.com.br, na seção “isenção/redução”, preencher corretamente o formulário e enviar os documentos digitalmente (upload). Documentos ilegíveis, com rasuras ou provenientes de arquivos corrompidos não serão aceitos. Além disso, documentos enviados pelos correios, e-mail ou entregues pessoalmente nas secretarias das faculdades não serão considerados.

Os documentos enviados de forma incompleta ou em desacordo com as regras estabelecidas no regulamento serão excluídos do processo de solicitação de isenção/redução da taxa de inscrição. Os candidatos que atenderem aos requisitos exigidos para a isenção e redução poderão efetuar simultaneamente duas inscrições, uma para a isenção e outra para a redução. “A disponibilização de instruções em formato de vídeo no site visa auxiliar os candidatos no envio adequado de seus documentos. Recebemos vários pedidos de isenção e redução, porém, muitas vezes os candidatos deixam de enviar a documentação que comprove sua situação ou a enviam em formato inadequado, o que invalida a análise do pedido”, comentou Adriana Fernandes Teixeira, Coordenadora do Processo Seletivo Vestibular na Fatec de Itapira.

Resultado

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 24 de abril, no site oficial do Vestibular. Os candidatos beneficiados com a isenção ou o desconto de 50% da taxa deverão finalizar sua inscrição para o curso desejado até o dia 07 de junho, às 15h00. As inscrições para aqueles que não atendem aos critérios da Isenção e Redução iniciarão em 16 de abril e também se estenderão até 07 de junho. A aplicação da prova está prevista para o dia 30 de junho de 2024. Mais informações sobre o processo seletivo, incluindo provas e gabaritos de edições anteriores, podem ser obtidas diretamente no site www.vestibularfatec.com.br.

Cursos

A Fatec de Itapira está ofertando vagas, todas no horário noturno, para os seguintes cursos superiores: Desenvolvimento de Software Multiplataforma, Gestão da Produção Industrial e Gestão Empresarial. Outras informações sobre processos seletivos, concursos, eventos e oficinas desenvolvidas pela Fatec de Itapira estão disponíveis no site www.fatecitapira.cps.sp.gov.br, na página oficial da Fatec de Itapira nas redes sociais, ou através do telefone fixo e WhatsApp (19) 3843-1996.

A programação para o Processo Seletivo Vestibular 2º SEM/24 é a seguinte:

  • De 02/04/2024 a 12/04/2024: Inscrição para solicitação de isenção e redução da taxa de inscrição
  • De 16/04/2024 a 07/06/2024: Inscrições para o Processo Seletivo Vestibular no site www.vestibularfatec.com.br
  • Dia 24/04/2024: Divulgação da análise dos pedidos de isenção e redução
  • Dia 30/06/2024: Exame

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/04/04/ios-e-ype-inscrevem-para-curso-para-pcd-com-contratacao-imediata/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/04/04/eleicoes-2024-prazo-para-janela-partidaria-registro-e-filiacao-acabam-ate-dia-6/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/04/01/amparo-comemora-seus-195-anos-com-eventos-culturais-e-show-de-sergio-reis/