Eleições 2024: Prazo para janela partidária, registro e filiação acabam até dia 6

O prazo final para a janela partidária das eleições municipais de 2024 termina nesta sexta-feira, dia 05 e no sábado, dia 06 o prazo para registro de estatuto e filiação partidária. Todas as legendas e federações partidárias precisam estar registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os candidatos devem ter o chamado “domicílio eleitoral” no local em que pretendem participar da disputa.

Para a advogada eleitoral, Fernanda Viotto, é necessário evitar surpresas nas eleições municipais, “Não existe no Brasil a possibilidade de ser candidato sem estar filiado a um partido. Tome cuidado. Ao se filiar, peça comprovação de que você está realmente filiado, date a ficha de filiação para depois não ter surpresas. Eu já vi muita gente que decidiu ser candidato, achava que estava filiado, e no momento de registrar a candidatura descobriu que não estava”.

As federações partidárias foram criadas em 2021, e existem três registradas no Brasil. Elas funcionam para que os partidos disputem as eleições de forma unificada, e duram quatro anos. A federação não pode ser confundida com coligação, que por sua vez, é uma união apenas para a disputa política ao cargo majoritário, que acaba com o final das eleições.

Janela Partidária

Entre 7 de março e esta sexta-feira, dia 05, os vereadores eleitos em 2020 puderam trocar de partido sem perder o mandato. “A mudança de legenda é possível fora desse prazo caso ocorra desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. É importante que o candidato tenha conhecimento sobre as datas do calendário eleitoral para não ser prejudicado”, explica Viotto.

Observar o motivo da mudança de legenda é um ponto importante, segundo a especialista. “O candidato pode revelar questões ideológicas, demonstrar seus interesses por meio da afinidade com o partido. O eleitor precisa estar atento para avaliar se o partido escolhido é compatível com seus ideais”, conclui a advogada.

Foto: reprodução / ilustração

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/04/04/ios-e-ype-inscrevem-para-curso-para-pcd-com-contratacao-imediata/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/04/01/amparo-comemora-seus-195-anos-com-eventos-culturais-e-show-de-sergio-reis/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/03/30/prefeitura-de-serra-negra-abre-concurso-para-172-vagas-em-55-cargos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *