PM de Águas prende no Barreiro homem foragido desde 2014

A PM de Águas de Lindoia prendeu neste domingo, dia 28, no bairro do Barreiro,um homem foragido da Justiça desde 2014. A ação foi realizada pela Equipe Bravo, formada por CB PM Souza e CB PM Santana e contou com apoio dos policiais SD PM Cleiton e SD PM Lima do agrupamento de Lindoia.

De acordo com os relatos policiais, o homem preso em situação de foragido da justiça, foi encontrado no Bairro barreiro, por volta das 22 horas, na Rua das Andorinhas.

A prisão constituiu-se numa grande ocorrência, em virtude da periculosidade do foragido, descrito como um criminoso de alta periculosidade, tendo seu primeiro registro criminal no ano de 1986. Ele soma mais de 26 inquéritos e 6 passagens pelo sistema prisional.

Ação Policial

De acordo com dados dos policiais, a Equipe Bravo ao realizar na noite de domingo, 28, o patrulhamento pelo Bairro do Barreiro, em Águas de Lindoia, foi informada por moradores daquela localidade que havia uma desinteligência, ou seja, confusão, nas proximidades da Rua das Andorinhas.

Os policiais CB PM Souza e CB PM Santana deslocaram-se até o local para averiguar a situação relatada. Ao realizarem contato com uma mulher, denominada Geralda, receberam a informação de que nada havia de errado naquela residência. Porém, num momento da conversa, observaram uma pessoa no andar de cima da casa e indagaram a moradora sobre quem era o homem que fora visto pelos policias.

Geralda, diante dos questionamentos, tentou dissimular a situação, afirmando que não havia ninguém na janela do andar de cima da casa, conforme afirmado pelos policiais.

Não convencidos da argumentação da mulher, os policiais foram até a porta da casa, quando visualizaram um homem descendo do segundo andar através de uma corda feita com cobertas.

O homem desceu e correu no sentido do quintal da casa, evadindo-se numa mata do Bairro do Barrreiro. Diante da situação, a Equipe Bravo fez contatos com a PM de Lindoia, solicitando apoio, e iniciou uma busca, com a divisão de policiais, numa estratégia tecnicamente elaborada para a captura do suspeito.

Ainda segundo os policiais, foram mais de uma hora de busca pela mata para localizar J.S.P., conhecido como Jovelino, que estava escondido num local de muito mato quando foi rendido.

Foi dada voz de prisão a J.S.P. que foi conduzido até a viatura. Durante a consulta criminal, via COPOM e outros órgãos, os policiais tiveram ciência de um mandado de prisão pelo crime 157 (roubo), pendente de cumprimento desde 6/11/2014, com pena de 9 anos, 8 meses e 3 dias de prisão em regime fechado. A informação esclareceu o motivo da fuga diante da presença dos policiais na residência.

Após a prisão, os policiais leram ao homem capturado seus direitos constitucionais, sendo necessário o uso de algemas, conforme o Decreto de Lei 8858/2018, devido ao receio de fuga.
Na sequência, J.S.P. foi encaminhado ao Plantão da Polícia Civil de Serra Negra, em Serra Negra, onde o delegado Rodrigo Caldeira Sala confeccionou o BOPC de Captura de Procurado, e ele ficou a disposição da justiça.

Prisões em 2024

No Plantão da Polícia Civil de Serra Negra foi constatada a vasta ficha criminal de J.S.P., preso no Bairro do Barriro, contendo 6 prisões e 26 inquéritos em seu desfavor, sendo pelos crimes de furto (artigo 155) e roubo (artigo 157).

A ocorrência evidencia o êxito da Equipe Bravo, da PM de Águas de Lindoia, que até domingo, dia 28, soma 8 prisões, neste ano de 2024, sendo 5 pessoas procuradas da Justiça e 3 pessoas envolvidas com tráfico de drogas.

Foto: Policiais prenderam Homem em Águas de Lindoia com 6 passagens pelo sistema prisional e foragido desde 2014

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/01/27/rodovias-que-cortam-a-regiao-receberao-radares-neste-1o-semestre-de-2024/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2024/01/27/a-paz-comeca-no-municipio-por-celso-antunes/