Monte Sião realiza 2° Peregrinação do Caminho da Fé

A 2ª edição da Peregrinação Oficial pelo Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé acontecerá nesta sexta-feira, dia 10 e no sábado, dia 11 e reúne participantes de 36 cidades.

Segundo os organizadores do evento, estão inscritos 300 participantes para a peregrinação a pé e 80 bikes. A peregrinação a pé ocorre nesta sexta-feira, dia 10, com a missa de envio às 22h no Santuário, logo após inicia o trajeto de 38km.

Os peregrinos de bike iniciam o trajeto no sábado, dia 11, às 7h da manhã com a benção de envio na frente do Santuário que contará com o Padre Luciano na peregrinação.

Em Ouro Fino a previsão de chegada é às 15h com a missa celebrada pelo Cônego Simão.

No trajeto da 2º Peregrinação Oficial pelo Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé haverá a presença das relíquias dos pastorinhos de Nossa Senhora de Fátima, Francisco e Jacinta Marto que foram enviadas pelo Padre Alexandre, da Paróquia Cristo Rei, de Águas de Lindóia (SP).

O evento é organizado por uma comissão de leigos do Santuário da Medalha Milagrosa. Os peregrinos terão apoio no caminho com água, frutas, carro de suporte, ambulância

A Peregrinação é uma demonstração de fé e gratidão de fiéis católicos pelo Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé tem saída do Santuário de N. S. da Medalha Milagrosa, seguindo madrugada à dentro até a chegada no Santuário de São Francisco de Paula e Nossa Senhora de Fátima em Ouro Fino. O Ramal foi inaugurado em 2019 com a presença de mais de 800 peregrinos concluindo o trajeto de 38 quilômetros.

Preparação

Há toda uma preparação para a peregrinação. A equipe de leigos responsável pela organização no Ramal prevê a participação das tradicionais romarias que acontecem ao longo do ano em Monte Sião e região, tanto para peregrinos que fazem o trajeto de aproximadamente 280km entre os Santuários em Monte Sião e de Aparecida, seja à pé ou de bicicleta, e até mesmo famílias que aguardam com muita expectativa a oportunidade de percorrer os 38 km do ramal.

Cada participante investiu R$ 55,90 que dará direito a uma camiseta, café da manhã, lanche no almoço e todo o apoio com água e frutas para suportar a distância. O valor também inclui um seguro de vida, que cobre eventuais questões médicas de urgência e emergência que possam acontecer pelo caminho.

O Ramal

Inaugurado há quatro anos graças a fé e devoção de um grupo de romeiros monte-sionenses, o Ramal Medalha Milagrosa contempla o Caminho da Fé a partir da cidade mineira conhecida por ser a Capital Nacional da Moda Tricô.

Há mais de 20 anos, milhares de peregrinos atravessam os trechos do Caminho da Fé, vivenciando milagres, experiências de vida, mudanças de vida e a retomada do contato do “eu interior” com a natureza por meio das belas paisagens deste roteiro religioso.

O trecho entre Monte Sião e Ouro Fino contempla belíssimas paisagens das áreas rurais das duas cidades e convida os romeiros a uma reflexão profunda. Sem muitos aclives e declives acentuados, e caminhando boa parte do trecho pela madrugada, o trajeto entre os dois Santuários é concluído em cerca de 15 horas. Enquanto caminham, em boa parte do trajeto os peregrinos devotos entoam suas preces e hinos, agradecem por graças alcançadas, rogam por novos pedidos ou simplesmente caminham em um momento de revisão e avaliação de suas vidas.

Caminho da Fé

O Caminho da Fé é inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela e foi idealizado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio, infraestrutura e principalmente informações.

Ao todo, o Caminho é composto por mais de 2mil km, dos quais aproximadamente 400km atravessam montanhas da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto. Com belas paisagens e comunidades acolhedoras o Caminho proporciona momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.

Seguindo sempre as setas amarelas, e a sinalização específica da trilha o peregrino vai reforçando seu propósito observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.

Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade dos pontos de apoio, das hospedagens e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e de diferentes partes do mundo.

O Caminho é regido pela Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

SERVIÇO

II Peregrinação do Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé em Monte Sião – MG até Ouro Fino – MG.

Trecho – 38km

Dias 10 e 11 de novembro de 2023

Saída às 22h do Santuário de N. S. da Medalha Milagrosa (Monte Sião)

Chegada prevista para 15h no Santuário de São Francisco de Paula (Ouro Fino)

Informações pelo Instagram @ramalmedalhamilagrosa (https://instagram.com/ramalmedalhamilagrosa)

OBS: Saida dos peregrinos no dia 10/11 as 22:00h e Saida dos Ciclistas no dia 11/11 as 07:00h

Foto: Peregrinos a pé no trecho de 38km na 1º Peregrinação Oficial pelo Ramal Medalha Milagrosa do Caminho da Fé (Divulgação / Reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/05/bateria-do-cavalinho-branco-ja-se-prepara-para-o-carnaval-2024/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/06/moradores-reclamam-de-lixo-acumulado-em-aguas-de-lindoia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/11/05/sp-prorroga-campanha-de-multivacinacao-ate-15-de-novembro/