Moradores reclamam de lixo acumulado em Águas de Lindoia

Há tempos os moradores de Águas de Lindoia convivem com a acumulação de lixo nas caçambas devido a coleta reduzida estabelecida pela empresa contratada para o serviço. Uma moradora da Vila Assumpção acompanha a situação e enviou a este jornal um relato dessa história que já foi comentada na Cãmara Municipal e é motivo de reclamação na ouvidoria da Prefeitura.

A denúncia chegou ao conhecimento desta reportagem através da denúncia da moradora, no final de outubro, quando a coleta irregular chegou a ter quase 10 dias de intervalo. Segundo a leitora e moradora da Assumpção, a irregularidade do serviço de limpeza pública é quase uma ironia diante dos apelos dos agentes sanitários com relação ao combate a Dengue.

“E ainda para “deboche ” estão circulando agentes da dengue”, destaca indignada. Naquela data, dia 23 de outubro, a moradora recebeu a informação do setor de Obras da Prefeitura de Águas de Lindoia que haveria coleta de lixo até o final daquela semana.

A leitora mora na Rua dos Topázios, localidade a 100 metros da EE Dr. Francisco Tozzi, e relata que a lixeira da escola está sempre lotada de lixo. “Por favor se alguém não divulgar. Não terá solução, pois Dengue mata. Vou passar e tirar foto”,  afirma.

Segundo a leitora, além do lixo acumulado, as ruas também abrigam ratos e outros bichos. A coleta, neste feriado também tardou. Na sexta-feira, dia 03 as lixeiras estavam lotadas, e como prometido, Maria Regina nos enviou fotos da situação de seu bairro.

Veja as fotos enviadas pela leitora: 

Resposta da Prefeitura

Diante da denúncia da leitora, além de constatar a situação com visita técnica, esta reportagem questionou a assessoria de imprensa da Prefeitura de Águas de Lindoia sobre as irregularidades na coleta do lixo domiciliar em alguns bairros da cidade.

“A Prefeitura tem recebido reclamações acerca de problemas ocorridos no serviço terceirizado de coleta de lixo nas últimas semanas por meio do aplicativo de participação popular e ouvidoria E-ouve. Desde a primeira reclamação recebida, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos tem exercido sua função de fiscalização e já realizou notificações, além de multar a empresa responsável devido aos problemas relatados pelos contribuintes.

Tendo em vista a falta de regularização do serviço, a Prefeitura deu início a dois processos – o primeiro de rescisão do contrato de prestação de serviços com a empresa responsável, com a sua respectiva ação de impedimento para participação de outros processos licitatórios no município de Águas de Lindoia; e o segundo para a contratação de uma nova empresa para prestar o serviço. O objetivo da prefeitura é realizar estes processos mantendo a regularidade da coleta e normalizando a prestação de serviço de coleta de lixo em todo o município.

Os cidadãos que porventura estejam enfrentando problemas na coleta devem acionar a Prefeitura por meio do Aplicativo E-Ouve, encaminhando imagens e relatando a situação. A equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos irá prover uma solução imediata para estas reclamações.
O Aplicativo E-Ouve está disponível em todas as lojas de aplicativos e é simples de ser utilizado.

Após baixar e instalar em seu celular, o usuário deve se registrar como residente em Águas de Lindoia e pode acionar todos os setores da administração pública municipal, encaminhando reclamações e sugestões e obtendo protocolo virtual para acompanhar a sua demanda. O serviço é gratuito e também está disponível para usuários em computadores pessoais e notebooks pelo site https://eouve.com.br.”

Foto: Lixeira próxima a EE Dr. Francisco Tozzi na sexta-feira, dia 03, com lixo acumulado (reprodução / divulgação)

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