Secretaria de Turismo, Nheco e Divinas Senhoras recebem Moções da Câmara de Águas

A Câmara Municipal da Estância de Águas de Lindóia, realizou na noite desta segunda-feira, dia 10, a entrega de Moções de Aplausos para a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer, representada por Cristiano de Almeida Bueno; para a Banda do Nheco-Vai Nheco Fica, e para o Grupo Women`s Club Divinas Senhoras, representado pela presidente, Rosana Ribeiro Mucci.

Além dos vereadores Paulo Sergio Galote (União Brasil), presidente; Eduardo Rezende Zucato (MDB), André Luís Alves de Moraes (Cidadania), Andreia Benati Dahdal (PSDB), Ezequias Felippe Rodrigues (PSD), Marcos Rogerio Nucci (PSD), Renan Felippin Sambo (PSB), Vagner Aparecido de Souza Godoy (PSDB) e Valmir Franco (PSDB), prestigiaram a solenidade, os ex-vereadores Ismael Rielli e Janete Delmina Renzo Rielli, o ex-administrador regional de Pirituba, na capital paulista, o sociólogo, professor e jornalista, Nelson Americo de Godoy, além de familiares e amigos dos homenageados.

Homenagens

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Lazer da Estância de Águas de Lindóia, recebeu a Moção de Aplausos, por iniciativa do vereador Eduardo Rezende Zucato, que enalteceu a excelência na organização e realização dos eventos voltados para o turismo e cultura no município de Águas de Lindóia.

A indicação se baseia na percepção de satisfação dos munícipes e dos turistas que participaram das inúmeras atividades desenvolvidas pela secretaria municipal, especialmente nos últimos meses. Festival Gastronômico, Festival de Inverno, Festival de Verão, Festividades de Carnaval, foram alguns dos eventos que receberam muitos elogios por parte da população e dos turistas.

“Ficamos imensamente gratos pela distinção e pelo reconhecimento do nosso trabalho buscando sempre melhorar o turismo de nossa cidade. É uma grande satisfação saber que nosso esforço está sendo valorizado e que estamos contribuindo para evolução de Águas de Lindóia”, agradeceu Cristiano Bueno.

A Secretaria de Turismo é comandada por  Cristiano de Almeida Bueno, com auxílio do diretor de Cultura, Joel Raimundo de Souza, além dos demais colaboradores da pasta.

Divinas Senhoras
Eduardo Zucato entrega homenagem a Cristiano Bueno (reprodução)

Nheco-Vai Nheco-Fica

A Banda do Nheco-Vai Nheco-Fica, foi agraciada com a Moção de Aplausos, pela iniciativa da vereadora Andreia Benati Dahdal (PSDB) , destacando o sucesso de sua apresentação nas festividades do Carnaval 2023 de Águas de Lindóia, fundamentado na percepção de satisfação dos munícipes e dos turistas que assistiram, não só a apresentação da Banda nas festividades do corrente ano, como de tantos outros, ocorridos anteriormente em nossa Estância.

A Banda do Nheco-Vai Nheco-Fica foi criada em 1981, por um grupo de sete estudantes de Itapira-São Paulo, que queriam criticar, de forma satírica, a negativa do mu nicípio de fazer o tradicional Desfile da Independência em 7 de setembro.

Em 1982, em razão do sucesso do ano anterior, o grupo de estudantes da Banda do Nheco-Vai Nheco-Fica participou pela primeira vez como bloco carnavalesco. Desde então a Banda vem alegrando os carnavais de toda a região do Circuito das Águas, e, em especial, do município de Águas de Lindóia.

Seus desfiles esbanjam alegria e divertimento, com carros estilizados, fantasias, adereços e brincadeiras que contagiam todos que presenciam suas apresentações. Além das brincadeiras, a Banda ainda presenteia o público com apitos, balas e pirulitos.

Atualmente, a Banda Nheco-Vai Nheco-Fica conta com quase uma centena de integrantes que se doam para fazer seus desfiles cada vez melhores e contagiar o publico de toda a região.

Divinas Senhoras
Andreia Benati Dahdal entrega moção a Banda do Nheco-Vai Nheco-Fica (Reprodução)

Women`s Club Divinas Senhoras de Águas de Lindóia

O vereador Renan Felippin Sambo (PSB), obteve aprovação dos demais pares, na apresentação da Moção de Aplausos, para o grupo Women`s Club Divinas Senhoras de Águas de Lindóia, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Constituído em 24 de março de 2017, pela saudosa senhora Ignez Brolezi David, cujo nome, é denominação do Centro de Convivência do Idoso da Estância de Águas de Lindóia, através da lei nº 3.116, de 6 de junho de 2019, amparada pela justificativa apresentada pelo prefeito municipal no PL nº 05/2019, as Divinas Senhoras, como são conhecidas, começaram a se reunir no antigo Hotel Opala, onde permaneceram até dezembro de 2018.Continuaram com seus encontros na Biblioteca Municipal “Germano Gelmini”, até 2019. Desde 2022, as reuniões se realizam no “Centro de Convivência do Idoso Ignez Brolezi David”.

O grupo Women`s Club Divinas Senhoras é uma associação civil de direito privado, de fins cívicos e filantrópicos, cujos objetivos são: promover fontes de recursos para a manutenção de suas obras sociais, organizar atividades filantrópicas, assistenciais, educacionais, culturais, de saúde e de lazer. Busca cooperar com outras entidades de assistência social, educacional, cultural e apoiar movimentos que visem o bem-estar da família e a valorização da mulher.

Além disso, busca sugerir ao poder público, medidas que possam reverter em benefício da mulher, família ou da comunidade. Atualmente, o grupo conta com 27 associadas, além de in úmeras outras senhoras acolhidas.

As Divinas Senhoras, constantemente realizam ações sociais como o varal solidário em bairros carentes do município, além do pedágio solidário, para arrecadação de leite, produtos de limpeza e outros para entidades como o Lar São Camilo de Lelis e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, além de ajudar famílias carentes com pagamento de conta de energia elétrica e aquisição de medicamentos.

Recentemente, o grupo realizou no dia 4 de março, o seu primeiro Sarau Músico-Literário, no Centro de Convivência do idoso, que teve uma grande aceitação e participação do p&uacu te;blico.
Pelas razões apresentadas, e brilhante trabalho comunitário desenvolvido na área sociocultural de Águas de Lindóia, a presidente da entidade, Rosana Ribeiro Mucci, recebeu o diploma, acompanhada de Geraldo David, viúvo de Ignez Apparecida Brolezi David e das filhas Ana Paula e Poliana, além de suas incansáveis companheiras.

Divinas Senhoras
Gema Luci Moraes, Rosana Ribeiro Mucci, Nelson Americo de Godoy, Geraldo David, Ana Paula Brolezi David e Poliana Brolezi David (Reprodução)

Conheça a história da patrona do Centro de Convivência do Idoso

Ignez Apparecida Brolezi Davi, natural de Lindóia-São Paulo, nascida em 3 de março de 1941, filha de José (Bepin) Alexandre Brolezi e de Anna (Nina) de Pauli.

Caçula de 14 filhos, estudou somente até a 5ª série, mas era de uma inteligência e logística para administrar seus eventos para arrecadação de fundos, que poucas pessoas com tão pouco estudo possuem.

Desde cedo começou a trabalhar na farmácia de Guerino Franchi e depois com o doutor Humberto Tozzi, e com o coração generoso que tinha, foi se solidarizando com os sofrimentos das pessoas, dos idosos e desde então seu grande objetivo tornou-se ajudar…ajudar…ajudar…a todos que não possuíam um prato de comida, a todos que se sentiam sozinhos e abandonados, a todos que doentes não conseguiam se manter.
Trabalhou uma vida toda em prol dos que necessitavam, mas nunca deixou que faltasse, amor e atenção a suas filhas e netos.

Festeira por natureza, pois as festas tinham um duplo objetivo, o de alegrar as pessoas sós e arrecadar fundos para que mais pessoas pudessem ser incluídas e viver com dignidade. Lembranças de quando vendia rifas para a construção da Paroquia Cristo Rei, em Águas de Lindóia, fazendo bingos, festas e campanhas para as entidades, como o Centro Espírita Irmã Branca, o Asilo São Camilo de Lellis, APAE e finalmente para o Bom Prato.

Ignês David tinha por profissão ser presidente, pois foi presidente de tantas entidades, como a Casa da Amizade, a Associação Comercial e Empresarial de Águas de Lindóia (ACEAL), do Clube da Terceira Idade, do Bom Prato e por último das Divinas Senhoras (Woman`s Club), sempre tendo como lema a inclusão.

Quando assumia uma entidade essa deslanchava, crescia em número de participantes tamanho era seu carisma e amor com as pessoas. Seu objetivo era o de incluir a todos que não tinham possibilidades financeira para que esses pudessem viver com mais alegria e dignidade e não media esforços para ver seus sonhos realizados, muitas vezes usando seus próprios recursos.

Sua preocupação para que as pessoas carentes tivessem um prato de comida a fez fundar o Bom Prato, e a sua angústia em ver as pessoas de idades abandonadas e solitárias em casa a fez fundar o Woman`s Club (Divinas Senhoras), um sonho dela e da dona Geni, uma amiga que muito contribuiu para que o clube fosse criado em Águas de Lindóia.

Também foi sócia-proprietária do Hotel Shalom (rua Alagoas, nº 37) e Opala Hotel (praça Paso Robles, nº 180), em Águas de Lindóia, onde cedia o salão a todas as entidades que precisasse de um lugar para bingo. Enfim, ela foi uma mulher incrível que viveu para ajudar os semelhantes.

Faleceu no Hospital Vera Cruz, em Campinas-São Paulo, em 6 de janeiro de 2019, e foi sepultada no Cemitério Parque Tardes Silenciosas – ND 12 – sep. 09.

Casou-se em Águas de Lindóia-São Paulo, em 12 de setembro de 1964, com Geraldo David, natural de Lindóia-São Paulo, nascido em 25 de agosto de 1934, de cuja união, nasceram: Ana Paula Brolezi David, natural de Águas de Lindóia-São Paulo, nascida em 8 de novembro de 1966 e Poliana Brolezi David, natural de Águas de Lindoia-São Paulo, nascida em 18 de maio de 1974.

Seus netos: Tamires David de Godoi, natural de Campinas-São Paulo, nascida em 21 de dezembro de 1990; Pedro Henrique David de Godoi, natural de Campinas-São Paulo, nascido em 5 de fevereiro de 1997 e Jonata.

*Adaptado do texto original de Nelson Américo de Godoy

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/08/tarifa-de-energia-da-cpfl-paulista-sobre-entre-43-a-544/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/08/governo-abre-canal-para-receber-denuncias-de-ataques-em-escolas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/04/06/amparo-comemora-194-anos-com-show-de-teodoro-sampaio/