Delegado Lucas Provenzano busca apoios para a Polícia Civil de Monte Sião

A melhoria da Segurança Pública de Monte Sião é uma luta que o delegado da Polícia Civil, Lucas Damas Garlipp Provenzano, 31 anos, está enfrentando, desde que chegou na cidade, no início deste ano.

Natural de Campinas (SP), formado em Direito pela Puccamp, Lucas Provenzano entrou para a Polícia Civil de Minas Gerais em 18 de fevereiro de 2020, atuando até sua vinda para Monte Sião em Águas Formosas.

No Norte de Minas, em Águas Formosas, região mais pobre do Estado, Lucas Provenzano conseguiu números expressivos de eficiência da Polícia Civil e da melhoria do atendimento a população. Agora em Monte Sião, no Sul de Minas,  uma realidade bem diferente da anterior, ele novamente luta por apoios para desenvolver seu trabalho, pois encontrou o prédio da Delegacia em reínas, falta de policiais e agentes, além de veículos sucateados.

Hoje a Polícia Civil de Monte Sião conta com apenas dois investigadores. Um deles passa a manhã toda ocupado com vistorias, no Departamento de Trânsito. Esta situação pode ser aliviada com a aprovação pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) de um novo texto para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 71/21, de autoria do governador Romeu Zema (NOVO), que retira da Polícia Civil competência para exercer atividade relacionada a trânsito.

Até que a proposta seja aprovada e efetivada, além da deficiência de pessoal para o trabalho, o delegado enumera as melhorias necessárias para a sede da Polícia Civil, visando o bom atendimento da população. Ele busca apoios e quer agregar forças na cidade para que a Segurança Pública avance em resultados e reconhecimento pelos moradores e contribuintes.

 

Conversa com vereadores e prefeito

Em sua saga por busca de pessoas para agregar, somar forças, Lucas Provenzano tem estabelecido contatos com lideranças política. Ele esteve com o prefeito José Pocai Júnior (PSL) e também com vereadores locais.

No dia 02 de março o delegado utilizou a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Monte Sião para apresentar a situação da Polícia Civil local e solicitar apoio dos vereadores e parlamentares do Estado de Minas Gerais e da União.

Na ocasião, o delegado disse que a delegacia de polícia está em condições deploráveis e caóticas, sendo refém das demandas de trânsito.

Para ele, Poder Judiciário e o Ministério Público precisam estar  próximos da Polícia Civil, que é uma Polícia Judiciária e propôs a mudança do prédio da delegacia para perto do Fórum.

“É inadmissível que a delegacia de uma cidade turística como Monte Sião esteja em condições tão precárias. Precisamos de ajuda dos vereadores e parlamentares para mudar essa realidade”, declarou o Delegado. Ele ainda propôs a possibilidade de passar o imóvel que hoje é do Estado de Minas Gerais para o município de Monte Sião e estabelecer algum tipo de acordo com a prefeitura para melhorias.

Com o prefeito de Monte Sião a conversa também foi de busca de apoio, como o envio de uma pessoa para o trabalho no trânsito, incrementos, especialmente para a frota da Polícia Civil que precisa de veículos e manutenções.

Foto: Delegado da Polícia Civil, Lucas Damas Garlipp Provenzano, 31 anos, luta por melhoria do trabalho e da eficiência da Polícia Civil de Minas Gerais em Monte Sião.

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/20/aguas-de-lindoia-sedia-45a-abav-travelsp-dias-30-e-31-03/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/17/aguas-realiza-semana-da-agua-e-festival-do-chocolate/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2023/03/15/edson-e-hudson-fazem-show-gratuito-dia-21-em-lindoia/