Chuva forte causa estragos em Monte Sião e Jacutinga

Ponte no São Simão é interditada devido a vazão da água, mas já está liberada 

Uma forte chuva, nesta terça-feira, dia 20, foi registrada nas cidades de Monte Sião e Jacutinga, no período da tarde, provocando estragos e desastres naturais.

A possibilidade de tempestade severa com granizo, vendaval e chuva forte, com informação do SIMGE / IGAM, foi prevista pelas autoridades da Defesa Civil, e era esperada para às 16:30h com duração de 01:30h.

A chuva começou às 14h30, em alguns pontos, mas por volta das 17h, internautas começaram a informar os pontos de alagamentos em Monte Sião, com destaque para o Portal da Cidade, na divisa com Águas de Lindoia, abalo de parte da Ponte São Simão, alagamento próximo a Escola Provedor e outros pontos.

Legenda: Fotos extraídas das redes sociais

Vários vídeos postados num grupo de WhatsApp da Defesa Civil de Monte Sião comprovam a intensidade da força das águas.

Os pontos de alagamentos mais destacados em Monte Sião foram: a MG 459 próximo ao pontilhão; a Avenida das Fontes próximo ao Açougue do Alderio; a Tancredo Neves, antiga Câmara Municipal; São Simão, Alto da Serra e Portal da cidade.

Após protestos de moradores, com vídeos, fotos e áudios denunciando a situação precária da ponte do Bairro São Simão e a constatação de perigo pela Defesa Civil de Monte Sião, o local foi interditado.

No período da noite a ponte interditada passou por obras de reparos, pois o Departamento de Obras da Prefeitura acionaou a empresa responsável pela reconstrução da ponte, que fez obras de contenções para garantir a segurança no acesso a via.

 

chuva
Ponte do São Simão foi interditada pela Defesa Civil de Monte Sião, mas já está liberada (Reprodução / Defesa Civil )

Estragos da chuva em Jacutinga

O temporal desta terça-feira, dia 20, também causou prejuízos em Jacutinga. De acordo com a Defesa Civil, ocorreram alagamentos, um rio transbordou e muros de casas chegaram a cair devido à forte chuva.

Chuva Jacutinga
Chuva forte inunda parte da Rua Santo Antônio, em Jacutinga (Redes Sociais)

Conforme a Defesa Civil, os bueiros encheram rapidamente na região central e provocaram alagamento em diversas ruas, como, por exemplo, na rua Santo Antônio. Moradores fizeram imagens do momento do alagamento e os registros mostram motos e carros parados por conta do volume de água.

Ainda segundo o órgão, o rio Santo Antônio subiu e ficou a menos de um metro de transbordar, muito perto do nível da ponte que tem no local.

Na Vila Nazaré, muros das casas caíram em uma espécie de efeito dominó por causa da forte chuva. As casas e oficinas chegaram a ficar alagadas.

Fotos: Redes Sociais

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/20/tarcisio-e-diplomado-em-sao-paulo-pelo-tse/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/20/zema-deputados-e-senadores-sao-diplomados-em-mg/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/12/20/monte-siao-tem-63-casos-ativos-de-covid-19-sem-internacoes/