Serra Negra abre contratação temporária para motoristas de ambulância

A Prefeitura de Serra Negra lançou nesta quinta-feira, dia 24, o Edital para Contratação Temporária de motoristas de ambulância, na Secretaria Municipal de Saúde. Os currículos e demais documentos, devem ser entregues na sede da Secretaria, à Rua Nossa Senhora do Rosário, nº 630, Centro de Convenções Circuito das Águas, Mezanino, salas 1 e 2, das 8h às 17h, entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro de 2022 (segunda-feira a sexta-feira).

Os contratados de motorista de ambulância cumprirão jornada de 12h x 36h, com remuneração de R$1.550,59. Para concorrer ao cargo é necessário:

  • ter 21 anos ou mais de idade;
  • CNH “C” ou superior,
  • certificado do curso de condutor de veículo de emergência reconhecido pelo Detran;
  • atestado ou certidão de experiência em atendimento de urgência e emergência de, no mínimo, 12 meses;
  • gozar de boa saúde física e mental e não possuir deficiência incompatível com o exercício das atividades que competem o cargo.

A íntegra do Edital para Contratação Temporária por ser acessada no link: Edital motorista de ambulância – processo seletivo – análise curricular

Das atribuições do cargo

Segundo o edital, os interessados em ocupar a função de motorista de ambulância devem:

  • Conduzir veículos de Unidades de Suporte Básico – USB e Unidades de Suporte Avançado – USA, destinados ao atendimento, remoção e transporte de pacientes, conforme designação da regulação, para prestação de socorro às vítimas de trauma e atendimentos clínicos.
  • Manter e dirigir as unidades moveis dos serviços com zelo, segurança e direção defensiva, respeitando as normas do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, bem como as normas específicas para trânsito de ambulâncias, para adequada utilização do recurso e qualidade nos atendimentos.
  • Manter contato com a Central de Regulação, via rádio ou telefone, para alinhamento de orientações e obtenção da qualidade nos atendimentos.
  • Conhecer integralmente a funcionalidade e tipos de materiais que compõem as USB`s e USA`s.
  • Atuar junto às equipes de saúde nos gestos básicos de suporte à vida, nas imobilizações e transporte de vítimas, nas medidas de reanimação cardiorrespiratória básica e demais procedimentos básicos concernentes ao Protocolo de Suporte Básico e Avançado de Vida, para o adequado auxílio na assistência aos pacientes.
  • Realizar transporte de pacientes em macas, pranchas e similares, segundo técnicas específicas, do local da ocorrência para o interior dos veículos de resgate e desses para os hospitais, para auxiliar no salvamento do paciente.
  • Manter-se atualizado quanto aos conhecimentos, habilidades e atitudes inerentes à sua função, frequentando cursos de atualização e aperfeiçoamento ofertados pelo Núcleo de Educação Permanente – NEP ou demais centros de formação, para melhor desempenho no atendimento de urgência e emergência à população.
  • Atuar na troca imediata das unidades móveis, caso venham a apresentar pane mecânica, elétrica ou demais formas de inoperância, auxiliando na montagem e na desmontagem dos veículos de urgência e emergência, para a disponibilização rápida dos serviços ao público.
  • Realizar vistoria das USB`s e USA`s sob sua responsabilidade, no início do plantão, identificando, por meio de check-list, itens de manutenção básica como níveis de combustível, óleo, água, fluídos, calibragem e condição de uso dos pneus, sistemas de ignição, sistemas de transmissão, luzes de
    sinalização e sirenes e demais possíveis avarias que comprometam a segurança e o adequado funcionamento, para uma atuação preventiva e diminuição de manutenções corretivas.
  • Auxiliar a equipe de enfermagem no preenchimento do check-list de todos os materiais e equipamentos das USB`s e USA`s na entrada do plantão, anotando em formulário próprio, para a identificação do nível de adequação.
  • Responsabilizar-se pelo atendimento aos itens de manutenção básica possíveis de regularização imediata e direcionar à Coordenação de Frota itens que requerem atendimento específico de manutenção profissional.
  • Registrar em livro toda e quaisquer intercorrências que destoem da natureza regular do serviço, do funcionamento adequado da base de lotação e do atendimento ao público, para posterior conhecimento e devidas providências.
  • Realizar a limpeza do veículo de urgência e auxiliar na limpeza dos materiais e equipamentos, de acordo com protocolos estabelecidos, na base de origem, para assepsia dos materiais e manutenção. Zelar pela limpeza das viaturas, interna e externamente, considerando aspectos básicos de higiene e biossegurança durante o plantão, deixando a viatura pronta para atendimento.
  • Utilizar com zelo e cuidado as acomodações, veículos, aparelhos e instrumentos colocados para o exercício de sua profissão, ajudando na preservação do patrimônio público e servindo como exemplo aos demais funcionários, sendo responsável pelo bom uso, para um melhor aproveitamento dos bens e maior durabilidade.
  • Conhecer a malha viária local e rede de hospitais na região, para melhor desempenho de tempo resposta no atendimento a pacientes que aguardam o serviço de urgência e emergência.
  • Utilizar adequadamente mapas geográficos digitais, Sistema de Posicionamento Global – GPS e/ou mapas impressos, para facilitação do deslocamento de forma rápida do veículo de urgência ao local de atendimento.
  • Portar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH durante a jornada de trabalho, estando essa em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, para continuidade da atuação profissional. Submeter-se a testes toxicológicos e ao etilômetro, sempre quando solicitado ou sorteado, para a garantia da integridade física e psicológica da equipe, pacientes e sociedade. Apresentar-se no horário à base estabelecida pela Coordenação, uniformizado e fazendo o adequado uso dos Equipamentos Individuais de Proteção – EPI`s, bem como apresentando assepsia pessoal, para que integre adequadamente à equipe de trabalho.

Foto: Ambulância conveniada com Governo de SP e SUS (Reprodução)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/23/jose-mario-de-faria-ex-prefeito-de-socorro-e-vitima-fatal-em-acidente-no-rs/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/24/policias-de-lindoia-aguas-de-serra-negra-prende-dois-apos-busca-domiciliar/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/23/amparo-natal-2022-tem-exposicao-e-bachiana-filarmonica-do-sesi/