Dia 27: Águas realiza Mutirão para Cadastro Único e Ação Social

Beneficiários que não atualizam o cadastro há mais de dois anos devem comparecer no local para evitar o cancelamento dos benefícios

No domingo, dia 27, das 9h às 16h, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Fundo Social de Solidariedade de Águas de Lindoia realizam o Mutirão para atualização do Cadastro Único e Ação Social no CRAS das Casas Populares.

No local, os beneficiários que estão com o cadastro desatualizado há mais de 24 meses terão a oportunidade de regularizar sua situação, evitando o bloqueio ou cancelamento dos benefícios, tais como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada/ BPC – LOAS e Tarifa Social de Energia Elétrica.

Para atualizar o cadastro é necessário apresentar os seguintes documentos de todos os moradores da casa: RG, CPF, certidão de nascimento/ casamento/ averbação, declaração escolar, comprovante de residência (conta de luz), título de eleitor e carteira de trabalho, todos eles atualizados.

O que é Cadastro Único?

O Cadastro Único (CadÚnico) é um registro que permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Ele foi criado pelo Governo Federal, mas é operacionalizado e atualizado pelas prefeituras de forma gratuita. Ao se inscrever ou atualizar seus dados no Cadastro Único, você pode tentar participar de vários programas sociais. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre seu cadastro atualizado.

Quais os principais programas que utilizam o Cadastro Único:

– Programa Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família)
– Programa Tarifa Social de Energia Elétrica e na Conta de Água
– Isenção de Taxas em Concursos Públicos e OAB
– ID Jovem
– Carteira do Idoso
– Acesso ao BPC
– Desconto na alíquota de contribuição previdenciária para donas de casa

Quem pode se cadastrar no Cadastro Único?

No Cadastro Único devem estar cadastradas as famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou,  que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

Ação Social no Bairro

No local, a população também terá acesso a diversos serviços gratuitos como aferição de pressão, cortes de cabelo e manicure. Também haverá doação de roupas e atividades de recreação para as crianças.

A Ação Social no Bairro é uma realização da Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia, por meio do Fundo Social de Solidariedade e secretarias municipais de Assistência Social e Saúde. O projeto conta também com a parceria de entidades da sociedade civil e profissionais voluntários.

Serviço:

Ação Social no Bairro e Mutirão do Cadastro Único
Data: 27/11/2022
Horário: das 9h às 16h
Local: CRAS – Centro de Referência de Assistência Social
Rua Gregório Franco de Souza, s/nº
Casas Populares – Águas de Lindoia (SP)

Foto: Bairro das Casas Populares receberá ação neste Domingo, dia 27 ( Reprodução Facebook)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/19/lindoia-recebe-caminhao-mama-movel-digital-na-quarta-feira-23/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/19/a-grande-comedia-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/11/19/itapira-mogi-guacu-colisao-faz-uma-vitima-fatal-e-outras-feridas/