Covid: MG descarta obrigação de máscara, mas reforça importância da vacina

MG está em alerta com o aumento do número de casos de Covid-19 no país. Os novos dados sobre a pandemia tem feito alguns órgãos da área de saúde, como a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde e a Associação Médica Brasileira (AMB), recomendarem o retorno do uso da máscaras de proteção.

Em MG, no entanto, o governo estadual afirmou na segunda-feira, dia 14, por meio de nota, que “o uso de máscaras é facultativo” e que “os dados não apontam para o aumento significativo dos casos confirmados e nem de internações”.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que a quantidade de casos novos é relativamente baixa se comparada aos momentos mais críticos da pandemia.

“E não há aumento no registro de óbitos pela doença no Estado. O número de solicitações de internação diárias permanece em queda e não enxergamos riscos de sobrecarga do serviço de saúde”, apontou a SES-MG.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria entre 21 e 28 de outubro, o número de casos confirmados em Minas registrou 692 notificações da doença. Já o número de mortes no mesmo período chegou a 15. Na semana seguinte, entre 4 e 11 de novembro, o número de casos foi de 971, com 10 óbitos.

A nota da SES-MG destacou ainda que o uso de máscaras segue indicado, especialmente em locais de aglomeração, para pessoas que apresentem sintomas gripais e para os grupos mais vulneráveis, como idosos e portadores de comorbidades.

“A Secretaria reforça que a principal estratégia de prevenção é a imunização e essa é a forma mais segura e eficaz de se interromper a circulação do vírus. Sendo assim, quem ainda não buscou a vacinação de reforço contra Covid-19 deve procurar a unidade de saúde para ser imunizado”, afirmou.

Alerta

Nesse domingo, dia 13, a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras diante da alta nas notificações da doença no país.

Conforme o órgão, a média móvel cresceu 120% entre 6 e 11 de novembro, quando foram confirmados 8.448 testes positivos por dia no Brasil. Na semana anterior, foram 3.834 casos. Nos últimos sete dias, 57.825 pessoas se contaminaram com Covid-19, com 314 mortes.

A secretaria apontou ainda que a média móvel de óbitos cresceu 28%. Há 15 dias eram 36 mortes diárias, passando para 46 nesta semana. A recomendação do retorno das máscara é direcionada principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da doença, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e quem tem múltiplas comorbidades.

*com informações de Hoje Em Dia

Foto: Reprodução / EBC /

Veja também: