Ícone do site Tribuna das Aguas

Covid: MG descarta obrigação de máscara, mas reforça importância da vacina

MG

Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro.

MG está em alerta com o aumento do número de casos de Covid-19 no país. Os novos dados sobre a pandemia tem feito alguns órgãos da área de saúde, como a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde e a Associação Médica Brasileira (AMB), recomendarem o retorno do uso da máscaras de proteção.

Em MG, no entanto, o governo estadual afirmou na segunda-feira, dia 14, por meio de nota, que “o uso de máscaras é facultativo” e que “os dados não apontam para o aumento significativo dos casos confirmados e nem de internações”.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que a quantidade de casos novos é relativamente baixa se comparada aos momentos mais críticos da pandemia.

“E não há aumento no registro de óbitos pela doença no Estado. O número de solicitações de internação diárias permanece em queda e não enxergamos riscos de sobrecarga do serviço de saúde”, apontou a SES-MG.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria entre 21 e 28 de outubro, o número de casos confirmados em Minas registrou 692 notificações da doença. Já o número de mortes no mesmo período chegou a 15. Na semana seguinte, entre 4 e 11 de novembro, o número de casos foi de 971, com 10 óbitos.

A nota da SES-MG destacou ainda que o uso de máscaras segue indicado, especialmente em locais de aglomeração, para pessoas que apresentem sintomas gripais e para os grupos mais vulneráveis, como idosos e portadores de comorbidades.

“A Secretaria reforça que a principal estratégia de prevenção é a imunização e essa é a forma mais segura e eficaz de se interromper a circulação do vírus. Sendo assim, quem ainda não buscou a vacinação de reforço contra Covid-19 deve procurar a unidade de saúde para ser imunizado”, afirmou.

Alerta

Nesse domingo, dia 13, a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde voltou a recomendar a utilização de máscaras diante da alta nas notificações da doença no país.

Conforme o órgão, a média móvel cresceu 120% entre 6 e 11 de novembro, quando foram confirmados 8.448 testes positivos por dia no Brasil. Na semana anterior, foram 3.834 casos. Nos últimos sete dias, 57.825 pessoas se contaminaram com Covid-19, com 314 mortes.

A secretaria apontou ainda que a média móvel de óbitos cresceu 28%. Há 15 dias eram 36 mortes diárias, passando para 46 nesta semana. A recomendação do retorno das máscara é direcionada principalmente para pessoas com fatores de risco para complicações da doença, em especial imunossuprimidos, idosos, gestantes e quem tem múltiplas comorbidades.

*com informações de Hoje Em Dia

Foto: Reprodução / EBC /

Veja também:

 

Sair da versão mobile