Serra Negra: 1º Crochetaço acontece neste sábado (16)

Serra Negra realiza o 1º Crochetaço do Circuito das Águas neste sábado, dia 16, das 9h às 18h, na praça Prefeito João Zelante, no centro. A iniciativa é gratuita.

Segundo os organizadores, o 1º Crochetaço é um evento que reúne pessoas que fazem do crochê e do tricô uma paixão, passatempo ou hobby.

O evento está Integrado a programação do Festival de Inverno Serra Negra in Concert, e tem como proposta de divulgar o trabalho do grupo voluntário “Quadradinhos de Amor”, criado em Serra Negra, para a confeccção de peças, como mantas, gorros e cachecóis, para depois crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social.

O 1º Crochetaço também espera oferecer a chance para que pessoas, de qualquer idade, possa ter contato com a arte de crochetar e tricotar por meio do compartilhamento de técnicas e artimanhas.

A primeira edição conta com a parceria do Fundo Social de Solidariedade e apoio da Prefeitura de Serra Negra.

“Será um dia de entretenimento para que todos possam aproveitar a oportunidade para crochetar, tricotar, conversar, trocar ideias e experiências. Também vamos ensinar quem quiser aprender, com muita alegria e satisfação de poder compartilhar o conhecimento de todas as voluntárias”, comenta a professora Mônica Conti Lopes, uma das organizadoras do grupo.

Oficinas de Crochê

O 1º Crochetaço do Circuito das Águas preparou uma programação com sete oficinas de diferentes técnicas. Cada uma delas será realizada em horário pré-definido, sem a necessidade de inscrição prévia. Basta chegar 15 minutos antes do início de cada oficina.

“Além de expor a arte, nosso objetivo é mostrar que o crochê e o tricô são acessíveis para qualquer pessoa. São atividades que podem se transformar em uma importante fonte de renda familiar a médio ou longo prazo”, diz Mônica.

A programação traz, por exemplo, oficinas de técnicas dos pontos Pipoca e Chevron em crochê, quadradinhos de tricô, tricô para iniciantes, oficina de crochê, quadradinhos da vovó e emenda de quadradinhos de crochê.

O interessado deve levar o material de acordo com a oficina desejada. Além das voluntárias do Quadradinhos de Amor, a artesã Vitória Quintal, referência no ensino de multitécnicas, confirmou participação do evento.

Grupo Quadradinhos de Amor

O Quadradinhos de Amor surgiu em março de 2019 e atualmente conta com cerca de 108 crocheteiras e tricoteiras, com idade entre 16 e 95 anos.

As participantes são de Serra Negra e de cidades vizinhas, como Monte Alegre do Sul, Itapira, Amparo, Campinas e Atibaia. Também fazem parte do coletivo pessoas que moram em municípios mais distantes de Serra Negra, como São Paulo e São José do Rio Preto.

Em sua trajetória de quatro anos, o grupo já desenvolveu ações voluntárias relacionadas ao Outubro Rosa, Natal e campanhas de inverno.

Entre mantas, gorros, cachecóis, casaquinhos de bebê e meias para doação, o movimento solidário já produziu e doou cerca de 10 mil peças feitas de crochê ou tricô.

O objetivo principal do grupo, além de confeccionar as peças, é valorizar o trabalho manual, ensinar crochê, tricô e bordado e levar alento às pessoas que passam por dificuldades, através de acolhimento, interação humana e trabalho coletivo.

Interessados em se juntar ao coletivo de Serra Negra podem entrar em contato pelo WhatsApp (19) 9.9899-1747.

Serviço

1º “Crochetaço do Circuito das Águas”

Local: Praça Prefeito João Zelante

Endereço: Praça João Zelante, s/n, centro, Serra Negra-SP

Dia: 16 de julho, sábado

Horário: 9h às 18h

Participação: Gratuita

Programação de Oficinas – Dia 16 de julho, sábado

  • Horário: 9h às 9h50. Tema: Ponto Pipoca em crochê. Aula: Maria Regina da Costa. O que levar: Um novelo de lã e agulha de crochê nº 3,5 ou 4 *É necessário ter conhecimento dos pontos básicos de crochê
  • Horário: 10h às 10h50. Tema: Quadradinhos de tricô. Aula: Rose Buzzo. O que levar: Um novelo de lã e agulhas de tricô n° 5 ou 6.
  • Horário: 11h às 11h50. Tema: Oficina de tricô para iniciantes – pontos básicos. Aula: Mirian América Buzzo. O que levar: Um novelo de lã e agulhas de tricô n° 5 ou 6
  • Horário: 12h às 12h50. Tema: Oficina de Coração de crochê. Aula: Mônica Conti Lopes. O que levar: Um novelo de lã e agulhas de tricô n° 3,5 ou 4. *É necessário ter conhecimento dos pontos básicos de crochê.
  • Horário: 13h às 13h50. Tema: Ponto Chevron em crochê. Aula: Maria Lúcia Topan. O que levar: Dois novelos de lã de cores diferentes e agulha de crochê n° 3,5 ou 4. *É necessário ter conhecimento dos pontos básicos de crochê.
  • Horário: 14h às 15h30. Tema: Quadradinho da Vovó – Granny Square. Aula: Léia Romanzini. O que levar: Um ou dois novelos de lã de cores diferentes e agulha de crochê n° 3,5 ou 4.
  • Horário: 16h às 17h. Tema: Emenda de quadradinhos de crochê rápida e econômica. Aula: Izabel Cristina Pires. O que levar: Lã e agulha de crochê n° 3,5 ou 4. *O interessado deve levar 4 ou mais quadradinhos de crochê prontos.

 

Foto: Grupo já cobriu praça com mantas para divulgar ações de solidariedade em Serra Negra  (Divulgação / Reprodução / Mônica Conti Lopes)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/10/serra-negra-fazenda-chapadaotem-maior-balanco-do-estado-de-sp/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/11/ricardo-w-apresenta-exposicao-percepcoes-no-hotel-fredy/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/10/cidades-do-circuito-das-aguas-estao-juridicamente-preparadas-para-o-5g/