Renato Teixeira faz show nesta sexta-feira (8) em Monte Sião

A cidade de Monte Sião (MG) recebe nesta sexta-feira, dia 8, o cantor e compositor Renato Teixeira. A apresentação é gratuita e acontece às 21h na Alameda, da Praça Prefeito Mário Zucato.

O show é uma das atrações do Festival de Inverno de Monte Sião. Renato Teixeira em seu show apresenta um repertório especial, com suas composições e clássicos da música raiz.

Renato Teixeira de Oliveira, nasceu em Santos, em 20 de maio de 1945. É um compositor e cantor brasileiro que possui talento reconhecido na Música Popular Brasileira, tanto pelo público, como pelo mercado cultural.

É autor de conhecidas canções, como Romaria (grande sucesso na voz de Elis Regina), Tocando em frente (em parceria com Almir Sater, gravada também por Maria Bethânia), Dadá Maria (em dueto com Gal Costa) e Frete (tema de abertura do seriado Carga Pesada, da Rede Globo), além de Amanheceu, entre outros.

Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record de Televisão, onde além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.

Recentemente, Renato Teixeira compôs a música “Rapaz caipira”, como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive.

Sobre esta temática da música raiz x sertanejo universitário, destacou em entrevista: “Alguns movimentos culturais duram para sempre, outros têm um prazo de validade. Mas todos eles deixam algum legado, alguma marca. Esse tipo de música é também um movimento social, a arte reflete o momento que vivemos, e estamos num momento político e social muito importante e cheio de reviravoltas” (2017).

Violeiros de Sion

No sábado, dia 9 (feriado no Estado de São Paulo) a Orquestra Violeiros de Sion se apresenta também na Alameda da Praça Prefeito Mário Zucato. O show é grátis e tem início às 12h30.

O dia 9 de julho é comemorado no estado de São Paulo e faz alusão à Revolução Constitucionalista, movimento organizado pelo Partido Republicano Paulista (PRP), apoiada pelo Partido Democrático (PD) contra o presidente Getúlio Vargas.

O dia 9 de julho tornou-se feriado no Estado de São Paulo em 1997, após o Projeto de Lei nº 710/1995 do deputado estadual Guilherme Gianetti, ser aprovado pela Assembleia Legislativa. Alguns historiadores dizem que a data é para resgatar um certo orgulho paulista para a população.

Foto: (divulgação / Reprodução/ Otávio Nogueira)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/04/policial-em-folga-atira-no-fest-malhas-e-fere-dois-adolescentes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/04/4a-dose-da-vacina-covid-comeca-a-ser-aplicada-em-aguas-para-40-anos-ou/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/07/02/serra-negra-gerson-cordeiro-e-homenageado-em-mostra-fotografica/