Exposição Fontana Di Trevi traz cultura italiana para Serra Negra

Na tarde desta quarta-feira, dia 15 de junho, o Prefeito Elmir Chedid (União Brasil) comandou a abertura da Exposição Fontana Di Trevi em Serra Negra. No saguão do Palácio das Águas Antônio Luigi Ítalo Franchi (Bimbo), um pouco da história de um dos pontos turísticos mais visitados da Europa, em Roma (Itália) é apresentado.

O visitante da Exposição Fontana Di Trevi também pode conhecer o processo de replicação em Serra Negra, com escala menor, por meio de uma obra que está em construção na Avenida Campos Vergal, ao lado da Fonte dos Italianos.

O fontanário temático tem como objetivos homenagear a cultura italiana e agir como indutor do turismo para o município. Será um investimento de R$1.377.044,32, com recursos próprios e do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

A Fontana Di Trevi  cumpre trecho do plano de governo do Prefeito Elmir Chedid que preconiza investimentos voltados para movimentar a economia do município, especialmente através do turismo e da indústria não poluente.

Na exposição é possível saber mais da história da construção na Itália, uma obra de arte barroca idealizada pelo Papa Nicolau V, continuada pelo Papa Urbano VIII e concluída pelo Papa Clemente XII. Também são apresentados os conceitos usados para a reprodução em Serra Negra.

Quando concluída, a obra terá 11 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,70 metros de largura; o que representará aproximadamente 40% do tamanho da fonte original italiana.

O espelho d’água terá nove bicos distribuidores e a cascata 40 projetores de luz subaquática em led.

O conjunto de esculturas tem catorze peças produzidas por moldes de silicone e gesso, sobre esculturas de EPS, com finalização de revestimento em fibra de vidro e acabamento refinado.

Veja um pouco da exposição

Fotos: Divulgação / PMSN

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/13/ibge-tem-vagas-para-recenseadores-em-monte-siao-e-cidades-do-circuito-das-malhas/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/15/o-vento-e-o-tempo-por-celso-antunes/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/12/fest-malhas-comeca-nesta-quinta-16-e-espera-receber-300-mil-turistas/