IBGE faz novo concurso para Censo 2022 com vagas na região

O novo concurso do IBGE está com inscrições abertas trabalho temporário no Censo Demográfico 2022 na região. As oportunidades são para cargo de recenseador e a remuneração vai variar de acordo com a produtividade, podendo ultrapassar R$ 3 mil.

Para o novo concurso não será cobrada taxa de inscrição. O procedimento de inscrição poderá ser realizado de forma online, a partir das 11h de 09/06/2022 até dia 15/06/2022. Para realizar a inscrição de forma online, o candidato deverá acessar a página  http://www.ibge.gov.br/pss-complementar, preencher e enviar o formulário de inscrição.

Os candidatos deverão apresentar a documentação original ou cópia autenticada no momento da contratação.

Na região do Circuito das Águas Paulista são 145 vagas oferecidas. Veja:

  • Águas de Lindóia,  12 vagas
  • Amparo, 42 vagas
  • Holambra, 10 vagas
  • Jaguariúna, 24 vagas
  • Lindóia, 3 vagas
  • Monte Alegre do Sul, 2 vagas
  • Pedreira, 36 vagas
  • Serra Negra, 13 vagas
  • Socorro, 16 vagas

TOTAL  164 vagas

Fonte: IBGE

As pessoas interessadas em trabalhar no Censo Demográfico 2022 na região do Circuito das Águas Paulista podem tentar vaga no novo concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para recenseadores, anunciado nesta quinta-feira, dia 9. São 1.894 vagas ao todo para 31 cidades da Região de Campinas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet até o dia 15 de junho. Em todo o Brasil são oferecidas 48.535 vagas. No Circuito das Águas Paulista são 164 vagas.

O certame trata-se de um Processo Seletivo Simplificado Complementar ao edital anterior, lançado em dezembro de 2021. A remuneração oferecida para os aprovados vai variar de acordo com a produtividade e as horas trabalhadas – a partir de 25 horas semanais.

“A remuneração do Recenseador será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio pelo Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados”, diz o edital.

Os novos funcionários do IBGE para o Censo 2022 também precisam participar do treinamento oferecido pelo Instituto. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.

Veja os requisitos necessários para participar do Concurso para recenseador:

  • Ter ao menos ensino fundamental completo.
  • Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta.
  • Ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico.
  • Ter acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores.
  • Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas.
  • Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta; agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.

Veja o edital completo aqui – https://www.ibge.gov.br/acesso-informacao/institucional/trabalhe-conosco.html

Foto: Divulgação

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/08/concurso-publico-da-gcm-de-lindoia-tem-inscricoes-abertas-na-sexta-10/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/08/itapira-jovens-morrem-carbonizados-apos-incendio-em-residencia/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/06/07/ginastas-de-aguas-de-lindoia-e-serra-negra-trazem-vitorias-do-copa-rmc/