Rota do Café de Serra Negra é um dos melhores roteiros rurais do país

Projeto Experiências do Brasil Rural, do Governo Federal, garante apoio técnico para o desenvolvimento do turismo no campo

A Rota do Café de Serra Negra foi uma das selecionadas no Projeto Experiências do Brasil Rural, do Governo Federal, o que proporcionará capacitação para produtores e promoção do turismo rural do município. O anúncio foi feito pelo Prefeito Elmir Chedid (DEM) na semana passada.

No total, entre os editais apresentados, sete rotas foram classificadas e serão contempladas com a iniciativa do governo federal, através da qual os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF) buscam impulsionar produtos e serviços da agricultura familiar associados ao turismo, de forma a proporcionar vivências inovadoras a visitantes, diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de renda no campo.

Além da Rota Turística do Café de Serra Negra, os roteiros, ligados às cadeias agroalimentares do café, da cachaça, da farinha de mandioca e do mel, são o “Caminhos de Dona Francisca”, em Joinville (SC); a Rota do Engenho e a Rota Caminhos de Itabaiana, em Santa Luzia Itanhi (SE) e Itabaiana (SE); a Rota Verde do Café, em Mulungu (CE); o Roteiro do Café e do Vinho e a Rota “Do Genoma à Xícara”, ambos em Espírito Santo do Pinhal (SP).

A Rota do Café, em Serra Negra, conforme definição do Ministério do Turismo, abriga deslumbrantes cenários em meio a cafezais e à Mata Atlântica.

No caminho, além de vivenciar a cultura e a produção de cafés especiais, o visitante pode percorrer alambiques, destilarias, cachoeiras, um parque ecológico, restaurantes, cafeteria, bistrô, empórios, contando, ainda, com charmosas opções de pousadas.

O projeto Rota do Café tem como objetivo fomentar a estruturação de destinos e empreendimentos da agricultura familiar associados ao turismo, a partir da capacitação de empresários e produtores rurais com vistas à oferta de experiências memoráveis aos visitantes.

Ao final, os participantes recebem suporte para inserir produtos e serviços no mercado turístico, como em bares, restaurantes, meios de hospedagem e lojas de artesanato.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabenizou os selecionados e aponta esforços no sentido de fortalecer o turismo rural.

“O turismo rural e de natureza são grandes tendências do pós-pandemia, e o Brasil tem um dos maiores potenciais do mundo. Sejam bem-vindos e vamos, juntos, valorizar ainda mais a riqueza de atrativos do campo no país, contribuindo para diversificar a oferta turística nacional e gerar alternativas de emprego e renda no campo”, comenta.

Foto: reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/28/monte-siao-volta-a-ter-recomendacao-do-uso-de-mascaras/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/05/27/festa-do-bela-vista-termina-termina-no-domingo-29-com-show-e-chegada-dos-romeiros/