Bezerro vítima de maus tratos é resgatado em Monte Sião

A Defesa Civil de Monte Sião em parceria com a Associação Protetora dos Animais de Monte Sião, a APAMS, resgatou nesta sexta-feira, dia 12, um bezerro vítima de abandono e maus tratos.

Segundo relatos dos membros da Defesa Civil, na tarde desta sexta-feira o órgão foi acionado para dar apoio a APAMS (Associação Protetora dos Animais de Monte Sião) no resgate de um bezerro que estava em situação de abandono e de maus tratos.

A denúncia foi realizada por populares à APAMS. No local, a presidente da Associação, Melissa Labegalini, esteve  com um veterinário  e constataram a veracidade da denúncia de abandono e maus tratos.

O veterinário avaliou a necessidade urgente de atendimento devido ao estado de saúde que se encontrava o Bezerro. Após a imobilização, e com o apoio da viatura da Defesa Civil o bezerro foi encaminhado a um abrigo voluntario cedido por um sitiante, recebendo os primeiros atendimentos veterinários já no local.

“Estamos tendo muita dificuldade no município com os vários relatos de abandonos e maus tratos a animais. A APAMS não possui local e sempre necessita do apoio da população, Defesa Civil com a colaboração de medicamentos, alimentos e abrigos provisórios para atender toda essa demanda que temos”, comentou “Melissa Labegalini” Presidente da APAMS.

Maus tratos a animais é crime

A legislação sobre maus tratos a animais é datada de 1998, e está inclusa na Lei de Crimes Ambientais, estatuto que cuida da fauna e flora. Maus-tratos aos animais é crime e consta no artigo 32.

Em 2020 foi sancionada outro regulamento, a A Lei 1.095/2019 que aumenta a punição para qualquer pessoa que praticar abuso, agressões como ferimentos e mutilações em animais.

A lei vale para bichos silvestres, sendo eles nativos ou exóticos. A pena inclui tanto detenção, de 3 meses a um ano, como multa.

Em conjunto, esta regulamentação também pune estabelecimentos que facilitam o tráfico de animais e possíveis crimes contra eles.

Fotos: Reprodução Defesa Civil de Monte Sião

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/10/aguas-de-lindoia-sedia-evento-da-funasa-nesta-sexta-feira-11/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/12/congresso-derruba-veto-e-cria-programa-de-parcelamento-relp/