Morador quer poda de árvore gigante que invade Ed. Bavária

Defesa Civil deve realizar a poda da árvore e nesta sexta-feira, dia 04, está agendada a vistoria no local

O morador e síndico do Edifício Bavária, Laércio da Cunha, em Água de Lindoia, encaminhou um e-mail e depois mensagens ao Tribuna das Águas solicitando atenção a necessidade da poda de uma árvore gigante. O leitor além de reclamar ao jornal também protocolou um pedido na Prefeitura.

“Prezados, sou síndico do Condomínio Edifício Residencial Bavária, Av. Brasil, 172 – esquina com a Rua Sergipe. Na calçada da Rua Sergipe, ao lado do prédio, existe uma árvore de tamanho descomunal, cuja altura ultrapassa o prédio de 7 andares. Os galhos de sua copa ultrapassaram a Rua Sergipe e estão atingindo os terraços dos apartamentos. E o pior é que os galhos mais altos estão atingindo o telhado do prédio e já derrubou algumas telhas, com o perigo de atingir algum pedestre”, explica o morador.

Ele relata o motivo de buscar a mediação do jornal: “Fiz requerimento na prefeitura, veio o Eng. Florestal Carlos Takeshi verificar, tirou várias fotos. Tudo isso ocorreu em 04/02 passado. Até hoje não resolveram o problema. Indagando o Eng. Carlos, o mesmo me informou que a prefeitura não tem caçamba elevatória desta altura, e que tem uma que atinge no máximo 12 metros, metade da altura da árvore.
Portanto não conseguem realizar o trabalho”, relata e desabafa “O problema está muito sério e quero saber quem vai arcar com os custos da recuperação do telhado?”

O jornal entrou em contato com o morador e  ele encaminhou fotos do problema enfrentado por todos os moradores do Edifício Bavária com relação a árvore gigantesca:

Laércio da Cunha destaca que além de prejudicar a vista e convivência dos moradores com a alta ramagem, também a invasão da árvore no Edifício Bavária tem provocado estragos.

“… fotos de cima da árvore onde está atingindo o telhado do beiral do prédio. Veja algumas telhas já caídas e outras já atingidas e tortas. Fora do alinhamento”, explica o síndico.

Em sua narrativa, Laércio chega a comparar o caso da Rua Vasco Fabeiro Portas em que árvores foram cortadas e na visão dele ” não apresentava quaisquer riscos”. Ele destaca que o caso da árvore na rua lateral ao Edifício Bavária é de risco.

O outro lado

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura foi acionada por esta reportagem e respondeu as indagações do síndico do Edifício Bavária, Laércio da Cunha.

Segue a resposta da Prefeitura de Águas de Lindoia:

  • Sobre as árvores na Rua Havai (ligação entre a Rua Rio de Janeiro e a Rua Acre), região central, tratam-se de pedido protocolado referente a quatro Sibipirunas e uma Caroba, para as quais foram recomendadas pelo Engenheiro Agrônomo, Sr. Carlos Takeshi Okido, a SUBSTITUIÇÃO das espécies, tendo alertado, inclusive, que a supressão NÃO DEVERIA causar danos a outras árvores ou vegetação nos arredores. Importante salientar que os custos referentes ao procedimento de supressão e substituição ficaram a cargo da solicitante.
  • O motivo da supressão das espécies foi o péssimo estado fitossanitário das espécies, sendo que os troncos foram afetados com brocas e estavam ocos. A Caroba estava, ainda, com inclinação excessiva em direção à rua.
  •  Quanto a árvore localizada na Av. Brasil, próximo ao número 172, no Centro, atendendo a pedido do requerente, a Defesa Civil realizou vistoria e constatou a necessidade de poda da espécie (Pau Ferro), devido aos danos causados pelos galhos no Edifício Bavária.

Ainda na resposta ao morador a Assessoria de Imprensa da Prefeitura destaca que qualquer cidadão pode solicitar vistorias para árvores que possam oferecer risco à vida ou ainda possam causar danos materiais.

“A Defesa Civil realiza uma vistoria de praxe, acompanhada de engenheiro agrônomo, que avaliará as condições de saúde das árvores em questão, bem como o grau de risco existente, informando as medidas que devem ser adotadas, de acordo com cada caso. Os casos também são acompanhados pela Secretaria de Meio Ambiente do município”, explica.

Fotos: Arquivo pessoal / Laércio da Cunha

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/02/saresp-sp-tem-pior-desempenho-de-matematica-em-11-anos-no-em/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/03/01/cinesolar-chega-a-monte-alegre-do-sul-neste-sabado-5/