Lindoia: Acesso pela Ponte em Arco será liberado nesta sexta (25)

O acesso pela Ponte em Arco, em Lindoia, será liberado nesta sexta-feira, dia 25, às 9 horas. A informação foi confirmada pelo gabinete do prefeito Luciano Lopes (PSDB) nesta quarta-feira.  A liberação acontece após 3 anos de interdição e desvio de trânsito pela Rua Cel. Estevam Franco.

Segundo a assessoria do prefeito haverá uma solenidade de abertura, mas não foi passado o cronograma do ato. As obras de restauração e revitalização da estrutura da ponte foram realizadas pelo DER / SP.

A Ponte em Arco foi tombada pelo Condephaat ,Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, no dia 14, após reunião do Conselho que reconheceu sua importância histórica.

Desde 2018 o acesso está bloqueado o que causa um transtorno aos moradores de Lindoia e a todos que precisam passar pelo local para ter acesso a Águas de Lindoia e Sul de Minas.

A Ponte em Arco, em 2018 foi alvo de desmonte, quando sua destruição já tinha começado. A demolição da Ponte dos Arcos foi paralisada após mobilização dos moradores e passou por reforma. O Condephaat reconheceu o valor histórico e arquitetônico da ponte, datada de 1935.

Mudança no trânsito

Nesta quinta-feira, dia 24, a Prefeitura de Lindoia informou que a partir de amanhã (sexta-feira, dia 25) com a reabertura da Ponte de Arco, que fará alterações no trânsito com a Avenida 31 de março tendo sentido único de direção a partir da Ponte de Arco até a conversão para a Rua Cel. Estevan Franco, e esta também passará a ter sentido único de direção do ponto de conversão até a Rua Capitão Benjamin Domingues.

Histórico

A Ponte em Arco quase foi destruída, pois o projeto original da obra naquela localidade previa a sua demolição para a construção de uma nova, mais larga, com intuito de melhorar o tráfego no local.

No final de 2018, o governo estadual autorizou o início das obras, e assim parte do asfalto chegou a ser destruído, mas uma decisão judicial determinou a paralisação, pois havia sido protocolado um pedido de tombamento no Condephaat.

Enquanto o governo municipal da época, Prefeito Carlinhos Zambolim (PSB), defendia a obra, por outro lado um grupo tentava preservar o bem público. Por isso protocolaram um pedido para que o Conselho do Condephaat avaliasse o valor histórico da ponte.

No final de janeiro de 2019 o pedido foi acatado, o que inviabilizou a continuidade da demolição até que um parecer seja emitido pelo Condephaat.

Depois de muita polêmica, no final de 2019, o DER anunciou a construção de uma ponte paralela a já existente.

Desde o final de 2018, a passagem esta bloqueada e o trânsito foi desviado para a Rua Coronel Estevam Franco, causando transtorno a motoristas, principalmente no final da tarde, em feriados prolongado e grandes eventos – que eram realizados antes da pandemia.

Foto: E. Prado / TDA

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/02/23/policia-de-aguas-prende-chefe-do-trafico-em-operacao-pre-carnaval/

https://www.tribunadasaguas.com.br/2022/02/22/gcm-de-socorro-esta-de-olho-nos-furtos-de-gado/