Salão Paulista de Arte Naïf será aberto neste sábado (27) em Socorro

O Salão Paulista de Arte Naïf, que já passou pelo MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), será aberto neste sábado, dia 27, no Museu Municipal “Dr. João Baptista Gomes Ferraz”, em Socorro. O evento conta com uma programação especial e várias atividades culturais e gratuitas para a população.

Esta é a primeira edição do evento – realizado pela Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura – e homenageia o artista José Antonio da Silva e apresenta mais de 200 obras de artistas de 40 cidades do Estado de São Paulo.

José Antonio da Silva é considerado um dos ícones da história da arte naïf brasileira. Suas obras compõem a exposição juntamente às obras de 83 artistas, selecionados por meio de edital público e convidados – entre eles Graciete Ferreira Borges, a última companheira de Silva -, em diferentes técnicas e suportes como tela, madeira, pintura, colagem, desenho, aquarela, gravura, escultura, entalhe, bordado, costura e modelagem.

São pinturas, colagens, desenhos, aquarelas, gravuras, esculturas, entalhes, bordados, costuras e modelagens. A exposição segue até o dia 08 de janeiro e também pode ser visitada virtualmente no site http://www.spartenaif.com.br

“O Salão busca mapear, registrar, experimentar, valorizar e difundir a arte naïf produzida no nosso Estado, que abriga artistas de todos os cantos do mundo. Nesta mostra, cada criador lança seu olhar sobre a terra paulista de maneira livre e independente, dando vazão às suas percepções de mundo, com suas formas e cores peculiares, ajudando a pensar e a erguer um amanhã, como é próprio das produções naïfs, pleno de otimismo”, diz a artista plástica Marinilda Boulay, uma das curadoras do evento ao lado de Odécio Visintin Rossafa Garcia e Paco de Assis.

O Salão Paulista de Arte Naïf vem compor a narrativa visual da criatividade da arte naïf paulista, que é tão múltipla quanto o número de artistas nascidos ou residentes no Estado de São Paulo. Ele contempla várias perspectivas e etapas, com o objetivo de gerar reflexões em torno das obras e colaborar para a formação de público para as artes visuais.

Exposição

Para abrigar a exposição, o Museu de Socorro recebeu pintura especial na cor araçá roxo, uma referência à árvore originária da Mata Atlântica, espécie restrita ao litoral norte do Estado de São Paulo, que está em processo de extinção. Destaque também para a instalação que valoriza a renda artesanal, realizada especialmente pelas rendeiras socorrenses as “Meninas do Nhanduti”, e a obra da artista Hellen Audrey (Campinas), inspirada por esta renda na qual une seu trabalho em artes visuais, performance e instalação com linhas.

Uma agenda cultural especial acontece de sexta-feira, dia 26, a domingo, dia 28, para comemorar a abertura do Salão Paulista de Arte Naïf. São várias atividades gratuitas para a população como oficina de mosaico, palestra virtual, cortejo de congada e encontro com rendeiras (veja a programação completa abaixo).

O evento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do ProAC (Programa de Ação Cultural), com produção da Totem e apoio da Prefeitura de Socorro, o “Salão Paulista de Arte Naïf” foi lançado no MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo), de 26 de junho a 29 de agosto deste ano. Contempla o projeto um curta-metragem e um livro catálogo (500 exemplares), que tem versão digital no site (www.spartenaif.com.br).

Prêmios

O Salão Paulista de Arte Naïf concedeu o “prêmio aquisição” para três artistas, que receberam R$ 1,5 mil cada: Jair Lemos (Mirassol), com o “Tributo a Carolina de Jesus”; Célia Santiago (Embu das Artes), com a cerâmica “A Folia vai passando com prazer e alegria”; e José Carlos Monteiro (São Luiz do Paraitinga), com a obra “Procissão de Corpus Christi”.

O “prêmio exposição”, pelo conjunto da obra, foi para duas artistas, Waldecy de Deus (Carapicuíba) e Alice Masiero (Morungaba), que ganharam exposições individuais. A mostra de Alice acontece simultaneamente ao Salão, no Segundo Piso do Museu de Socorro.

Outros artistas receberam prêmios de incentivo e menções especiais pelo conjunto da obra, olhar sobre o Covid-19, contemporaneidade, consciência social e tradições paulistas.

SERVIÇO

‘Salão Paulista de Arte Naïf’

Local: Museu Municipal ‘Dr. João Baptista Gomes Ferraz’

Rua Antônio Leopoldino, 185 – Centro – Socorro/SP

Data: de 27 de novembro a 08 de janeiro

Horário: de terça-feira a sábado, das 9h às 17h – entrada gratuita

Informações: (19) 3895-8344

Exposição virtual: www.spartenaif.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

  • SEXTA-FEIRA (26/11) – 19h. Palestra virtual: “Reflexões sobre o que é a arte naïf”. Convidado: Oscar D’Ambrosio, crítico de arte. Mediação: Marinilda Boulay, artista e curadora. Local: Redes sociais do “Salão Paulista de Arte Naïf”.
  • SÁBADO (27/11)  das 9h às 11h. Oficina de mosaico (1º etapa) – ministrada por Luka Brasil. Local: Conservatório Municipal “Maestro Luiz Gonzaga Franco” – Rua Coronel Florêncio Esperidião, 157 – Bairro São Bento – Socorro SP.Público-alvo: livre. Inscrição gratuita: (19) 3895-8344 – até dia 25/11
  • SÁBADO (27/11) – das 13h às 15h.  Oficina de mosaico (2º etapa) – ministrada por Luka Brasil. Local: Mirante do Cristo – Socorro.O trabalho produzido durante a oficina fará parte de uma exposição coletiva permanente no local, onde os mosaicos serão aplicados.
  • SÁBADO (27/11) – 19h. – Abertura do Salão. Cortejo da congada de São Benedito e Divino Espírito Santo de Socorro/SP, em frente ao Museu Municipal
  • DOMINGO (28/11) – 10h. Encontro com o coletivo de rendeiras socorrenses: “Meninas do Nhanduti”. Local: Parque da cidade – tenda localizada atrás do Espaço do Artesanato (próximo à Feira Permanente de Malhas) – Rodovia Pompeu Conti, 3210 – Socorro SP. Público-alvo: livre.

Foto: O ‘Salão Paulista de Arte Naïf’ passou pelo MAS-SP (Museu de Arte Sacra de São Paulo) em junho e agora chega ao Museu de Socorro. (Michelangelo Romano)

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/11/24/serra-negra-marighella-tera-exibicao-gratuita-dia-04-12/