Carreta da Mamografia estará em Jacutinga a partir de segunda-feira

A Carreta da Mamografia, a Unidade Móvel Saúde da Mulher Anjos na Estrada, estará em Jacutinga a partir desta segunda-feira, dia 25, para atendimento a população. A unidade trabalha com prevenção e identificação precoce de casos de câncer ginecológico e de mama.

Segundo informação da Prefeitura de Jacutinga, poderão participar dos atendimentos as mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Elas terão acesso aos exames de prevenção ao câncer de mama na carreta da mamografia que estaciona em Jacutinga na segunda-feira e ficará na cidade até sexta-feira, dia 29.

A carreta foi contratada pela Prefeitura de Jacutinga e integra o calendário do “Outubro Rosa” que irá promover ações de orientação e cuidados médicos de detecção precoce do câncer de mama.

Veja a programação da Carreta da Mamografia Jacutinga:

  • 25 a 26 de outubro, das 8h às 18horas, no Parque das Nações;
  • 27 de outubro, das 8h às 18h, na Vila Esperança;
  •  Dias 28 e 29 de outubro, das 8h às 18h, no Lago Municipal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jacutinga, a expectativa é atender aproximadamente 350 mulheres dentro da faixa etária de 50 a 69 anos sejam atendidas. Diariamente poderão ser realizados até 50 exames, todos feitos na hora. Os exames devem ficar prontos dentro de uma semana.

Para fazer a mamografia é necessário procurar o Posto de Saúde mais próximo para agendar o exame e seguir as instruções do atendimento.

Outubro Rosa

Segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), uma em cada oito mulheres terá câncer de mama ao longo de sua vida e no Brasil estima-se que até o final de 2021 haverá mais de 66 mil diagnósticos da doença. O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo, sendo a causa mais frequente de morte por câncer entre as mulheres.

Veja também:

https://youtu.be/zCqcsYx5zmE

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/10/06/outubro-rosa-aguas-tem-mutirao-de-exames-a-partir-desta-quinta-feira-7/