Águas de Lindoia, Lindoia, Socorro e Itapira sediam JEESP

Com a expectativa de 1500 participantes em cada etapa, as cidades de Águas de Lindoia, Lindoia, Socorro e Itapira sediam de 1 a 7 de outubro os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP – um evento oficial da Secretaria de Esportes.

A disputa dos JEESP, congrega atletas de todo o estado de São Paulo, a Região Esportiva que disputará jogos nas cidades do Circuito das Águas integra a  IREL de Águas de Lindoia, reunindo competidores de Serra Negra, Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Socorro e Tuiuti.

Os jogos irão acontecer com alunos das escolas municipais e particulares, ao todo são esperados 1500 participantes em cada etapa que está assim dividida:

  • de 1º a 7 de outubro categoria mirim;
  • de 21 a 26 de outubro categoria infantil

As disputas serão nas seguintes modalidades:

  • Xadrez,
  • tênis de mesa,
  • vôlei,
  • basquete,
  • futsal
  • handebol.

De acordo com a organização do JEESP, todas a medidas protetivas e protocolos estipulados contra o Covid-19 serão seguidos em todos os jogos.

Águas de Lindoia ainda não é certeza de sede

Segundo o secretário de Esportes da Prefeitura de Águas de Lindoia, Cristiano Bueno, embora a cidade seja tradicionalmente sede dos JEESP, neste ano, em virtude da ocupação do Ginásio de Esportes para a vacinação contra Covid-19, talvez o município não possa abrigar as competições.

O Secretário de Esportes ficou de decidir nesta quarta-feira, dia 22, junto a Administração municipal, a liberação ou não de espaço para os jogos e confirmar a inclusão do município entre as cidades sedes dos JEESP.

Na  sexta-feira, dia 17, Willian Salati Quintiliano,  vice-Presidente da FEDEESP -Federação do Desporto Escolar do Estado de SP e gestor dos JEESP esteve na região para acertar os detalhes da organização do evento.

Ele esteve na Prefeitura de Lindoia e  foi recebido pelo prefeito Luciano Lopes (PSDB) e o Diretor de Esportes, Antônio Henrique Corsi. O prefeito aposta no movimento da economia da Estância e da região no período em que os jogos serão realizados.

“Estes jogos além da disputa sadia movimentam a hotelaria e o comércio das nossas cidades, trazendo mais divulgação e entretenimento a todos”, comentou Luciano Lopes.

JEESP

Os Jogos Escolares do Estado de São Paulo têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares de Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública Estadual, Pública Municipal e Particular, além das Escolas Técnicas Estaduais e Federais em todo Estado.

Segundo o Governo do Estado de São Paulo, os JEESP também objetiva promover através da prática esportiva a integração e o intercâmbio entre os alunos das Unidades Escolares da rede de ensino fundamental e médio em todo Estado, favorecer a descoberta de novos talentos esportivos que possam ser indicados para participar dos programas “Bolsa Talento Esportivo” e “Centro de Excelência Esportiva”.

A competição estadual dos “Jogos Escolares dos Estado de São Paulo” incluí 25 modalidades entre convencional e para PCD (pessoa com deficiência)

Foto: Arquivo TDA

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/17/educacao-de-sp-prorroga-rematricula-e-novas-matriculas-ate-dia-24/