Comarca de Socorro abre inscrições para jurados voluntários

A Comarca de Socorro abriu inscrições para jurados voluntários que tenham interesse em atuar no Tribunal do Júri em 2022. Para se inscrever, é necessário comparecer ao Ofício de Justiça da 1ª Vara Criminal, localizado no fórum (Avenida General Bertoldo Klinger, nº 22, Centro), no período de 2/9/21 a 30/9/21, com cópia do documento de identidade e comprovante de residência recente (até seis meses). Não há necessidade de agendamento.

Segundo informações do Tribunal de Justiça de São Paulo, para fazer parte do corpo de jurados, o cidadão deve preencher alguns requisitos obrigatórios:

  • ser brasileiro, nato ou naturalizado;
  • ter mais de 18 anos; ter boa conduta social e moral;
  • não ter sido processado criminalmente;
  • estar no pleno gozo dos direitos políticos e residir na Comarca de Socorro.

O serviço do Júri, ou seja dos jurados, é prestado de forma voluntária e gratuita.  O exercício da função de jurado é um serviço relevante, que contribui para a concretização da Justiça.

Confira mais detalhes no edital da juíza Fernanda Yumi Furukawa Hata : edital juri

O que é Tribunal do Júri?

julga crimes dolosos contra a vida: homicídio simples (artigo 121, caput, CP), privilegiado (artigo 121, § 1º) e qualificado (artigo 121, § 2º); induzimento, instigação e auxílio ao suicídio (artigo 122); infanticídio (artigo 123) e as diversas formas de aborto (artigos 124 a 127) – e os a eles conexos. É formado por um juiz de direito, que é seu presidente e quem decide as questões legais, e os jurados, representantes do povo que exercem atividade jurisdicional democrática – não são técnicos, mas, juízes de fato, responsáveis por julgar o mérito do processo.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/09/08/refis-em-aguas-de-lindoia-tem-ate-100-de-desconto-em-multas-e-juros/