Após muitas reclamações SAAE emite nota sobre racionamento de água

Águas de Lindoia registra queda de quase 40% no volume de chuvas em 2021. O fornecimento de água será cortado em alguns horários

Na tarde deste sábado, dia 21, o SAAE Ambiental de Águas de Lindoia publicou uma nota explicativa sobre o racionamento de água na cidade, isso após muitas reclamações. Segundo a autarquia,  a  falta de chuvas é preocupante e as previsões, este ano devem registrar a pior estiagem em 91 anos no país.

De acordo com os técnicos do SAAE , de janeiro a julho deste ano choveu quase 40% a menos que no mesmo período do ano passado – sendo que nos últimos oito meses de 2020 foi registrada pouca intensidade de chuvas.

A situação já é considerada crítica, apesar de todos os esforços feitos pela Companhia até o momento para amenizar a situação. Os dois reservatórios do município estão em estado de atenção: o do Kalil está com 35% da capacidade enquanto a  Represa do Cavalinho Branco opera com 20%.

A nota informativa do SAAE, explica que desde  janeiro a autarquia já abriu mais quatro poços artesianos para ajudar a reduzir o uso dos reservatórios,  desligou as bombas no período noturno – medida que contribui para evitar desperdício em caso de vazamentos na rede de distribuição.

Nesta semana foram feitas diversas manobras na rede com o intuito de balancear reservatórios. A partir da próxima semana será necessário o desligamento do abastecimento em horários pré-determinados para reduzir o consumo.

Fechamento temporário

O Saae Ambiental anunciou, por meio de sua conta em uma rede social, que interrupções no abastecimento devem começar a acontecer a partir da próxima semana. Segundo o cronograma disponibilizado pela empresa, os sistema de abastecimento das duas Estações de Tratamento de Água (ETA) serão acionadas todos os dias a partir das 7h.

O abastecimento a partir da ETA 1, localizada no centro e que utiliza o reservatório do Cavalinho Branco e que está com apenas 20% da capacidade, será interrompido às 18h.

Já a ETA 2, localizada no Jaboticabal e que conta com a reserva do Kalil em melhor situação (35%), poderá ser interrompida um pouco mais tarde, às 21h. Mesmo com o fechamento temporário do sistema é indispensável que a população colabore não desperdiçando água tratada.

O objetivo da interrupção é poupar água nos reservatórios e realizar manobras no sistema para otimizar o uso dos reservatórios. O horário de retorno da água em todo o sistema de abastecimento varia de acordo com a altitude de cada localidade.

Caso a residência fique mais de 4 horas sem o retorno da água após a reativação do sistema (ou seja, 11h), os consumidores devem informar o Saae Ambiental pelo telefone 3924 8150 para que os técnicos avaliem a situação.

Horários de abertura e interrupção do abastecimento

Sistema ETA 1:
Acionamento às 7h00 e interrupção às 18h00
Bairros: Centro, Bela Vista, Jardim Meridien, Barreiro, Nova Lindoia, Assumpção, Pq. Das Fontes, Mirante, Jd. Monte Alegre e Moreiras

Sistema ETA 2:
Acionamento às 7h00 e interrupção 21h00
Bairros: Francos, Populares, Jaboticabal, Jd. Europa

Observação: o horário da chegada da água pode variar dependendo da localização, como os locais altos.

Expectativa

A Prefeitura de Águas de Lindoia determinou há cerca de quatro meses que o Saae Ambiental realize um estudo aprofundado sobre novas opções sustentáveis de captação de água, resolvendo o problema de abastecimento para as próximas décadas. O processo de licitação já foi aberto e o município deve contar com este estudo ainda este ano. O objetivo do município é que o problema esteja resolvido dentro de até dois anos.

Reclamações de munícipes

Muitos munícipes se manifestaram, ao longo da semana, pelas redes sociais e em mensagens em grupo de conversas sobre os transtornos causados pela falta de água. Uma leitora escreveu ontem (sexta-feira, dia 20) para o Tribuna das Águas com a seguinte observação:

“Boa noite acabei de chegar do meu trabalho e descobri que está ocorrendo um desligamento de àgua no meu bairro, enfim estou sem água, recebi a conta a 10 dias e nela não consta nenhum comunicado ao qual todo cidadão tem o direito de saber desde rodízio para poder se precaver na cidade existe um jornal tribuna das águas além da SAAE possuir uma conta no facebook seria respeitoso da parte saae comunicar aqueles que pagam suas contas em dia.

Em outro trecho, destaca: “É sabido que estamos numa época de estiagem no país porém é necessário haver uma consideração com as pessoas que residem no município estás trabalham e tem o direito e chegar na sua casa e tomar seu banho peço por favor providencias em relação a comunicar aqueles que estão sendo afetados”.

As mensagens foram encaminhadas a Assessoria de Imprensa de Prefeitura de Águas de Lindoia por esta reportagem.

Foto: Divulgação / Reprodução (arquivo set/2020) Situação no ano passado foi de muita contenção. Reservatórios ficaram no limite

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/19/sp-pagara-r-1-mil-para-manter-alunos-do-ensino-medio-na-escola/