Festival de Pipas na Praça Adhemar de Barros é neste sábado

Neste sábado, dia 21, a Praça Adhemar de Barros terá mais colorido com o  Festival de Pipas que a Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, realizará pela manhã. O evento conta com diversas premiações.

Qualquer pessoa pode se inscrever para o Festival de Pipas, sendo que os menores de 12 anos deverão ser acompanhados dos pais ou responsáveis. As inscrições serão feitas no local e no dia do evento em formulário que será disponibilizado pela Secretária de Turismo.

Serão premiadas pipas nas categorias Inusitada (pipas que usem os princípios da criatividade, inovação, beleza e engenhosidade), Maior Pipa (feitas com papel de seda, sendo avaliadas a área encapada, a segurança com o público presente, as condições de vôo e a confecção), a Menor Pipa (feitas com papel de seda e com armação e que possuam condições de vôo, possuindo tamanho máximo 10x10cm) e Maior e Menor Idade.

Serão distribuídas medalhas e ingressos para o Thermas Hot World aos vencedores. O parque aquático da cidade é parceiro da ação da Secretaria de Turismo. O parque aquático conta com área kids com águas quentes, baldão que joga 1.250 litros de água sobre os banhistas, a Piscina da Baleia, com toboáguas e castelo, e o Ofurô Gigante, capaz de receber até 20 pessoas.

Todas as pipas deverão ser confeccionadas usando somente com cola, folha de seda e qualquer outro papel e/ou papelão biodegradável; bambu; taquara; madeira; linha ou corda, apenas se for feita de algodão ou lã natural (não será permitida a linha de anzol ou nylon). Não serão admitidos na competição o uso de materiais como cerol, linha metálica, linha chilena ou qualquer outro material cortante, bem como laçar a pipa de outro concorrente.

Da competição

a) Será formado um júri que escolherá as melhores pipas nas categorias estabelecidas;
b) as decisões da Comissão Julgadora são soberanas e irrecorríveis;
c) as pipas deverão ser avaliadas pelos jurados no chão e no ar;
d) para efeito de premiação, todas as pipas deverão subir e permanecer no ar por pelo menos 05 (cinco) minutos e no máximo 10 (dez) minutos;
e) a maior e a menor pipa também terão que voar, ainda que por um tempo menor que as outras.

Das desclassificações:

Será desclassificado o concorrente que:

a) Laçar a pipa de outro concorrente;
b) Usar cerol, linha metálica, linha chilena ou material cortante;
c) Usar plástico, fitas isolantes, ferros, alumínios;
d) Usar linha de anzol ou nylon;
e) Não colocar a pipa no ar em no máximo 05 (cinco) minutos, no momento o qual for a sua vez de competir;
f) Não recolher a pipa no tempo previsto;
g) Empinar a pipa fora do horário e local de apresentação;
h) Colocar em risco a integridade física de qualquer participante do evento.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/08/19/covid-19-aguas-imuniza-jovens-de-16-e-17-anos-com-comorbidade/