SAMU faz parto após mãe esperar 9 horas por vaga em hospital

A pequena Ana Vitória nasceu no Dia dos Pais e seu pai passou por momentos de tensão e emoção. A criança veio a luz através de um parto na estrada, entre Inconfidentes e Pouso Alegre

O casal Eduardo Aparecido Moraes e Patrícia Francisco viveram uma situação de medo e angustia ao ver a pequena Ana Vitória nascer na estrada, próximo a Inconfidentes, após a mãe esperar 9 horas por uma vaga em hospital. O caso aconteceu em Monte Sião, no domingo, dia 08.

Segundo Patrícia Francisco, 38 anos, “demos entrada 1h30 da manhã de domingo no Pronto Socorro e o médico examinou, viu que estava em trabalho de parto e já iniciaram as ligações para os hospitais da região. Ela nasceu as 9:57 perto de inconfidentes”, conta.

O parto foi realizado pela equipe do SAMU, a caminho do Hospital das Clínicas Samuel Libâneo, em Pouso Alegre. A pequena Ana Vitória veio ao mundo com 43 cm e 2450 kg. Mãe e filha passam bem.

Desabafo

O marido de Patrícia Francisco, Eduardo Moraes, e pai da pequena Ana Vitória fez um desabafo nas redes sociais nesta terça-feira, dia 10.

Na postagem, Eduardo destaca que o post “não é para prejudicar o atual prefeito, mas para mostrar um pouco da realidade de quem depende da Saúde de monte Sião. Só quem passa pelo que eu e minha família passou pra saber o que é isso!”

Além de relatar a saga de 9 horas em busca de atendimento hospitalar para o parto da esposa, Eduardo destaca os detalhes da situação de um pai e uma mãe, durante a pandemia Covid-19, em busca de atendimento garantido por direito Constitucional.

“Na madrugada de sábado para domingo minha esposa entrou em trabalho de parto perdendo líquido e com contrações,demos entrada no p.a de monte Sião fomos muito bem atendidos pela equipe de plantão, Dr Thiago e as enfermeiras… “, conta.

Eduardo continua: “A equipe de plantão durante a noite inteira incansavelmente tentando vaga nos hospitais da região por se tratar de uma gravidez de 34 semanas, onde o bebê precisaria de UTI, e sendo recusado. Depois de quase 9 horas, minha esposa já sofrendo muito, a equipe sem recursos acionou o SAMU que por volta das 9 horas da manhã chegou e os socorristas fizeram os procedimentos e se deslocaram o mais rápido possível para Pouso Alegre. Ao chegar perto de inconfidentes, minha filha começou a nascer a equipe do SAMU fez o parto com a ambulância ainda em movimento, com a estrada péssima, pulando muito com muita dificuldade”.

Segundo Eduardo,  após os socorristas do SAMU realizarem o parto, sua esposa retornou para Ouro Fino, na Santa Casa, onde foi para sala de cirurgia para retirada da placenta e a criança para a pediatria. “Graças a Deus ela não precisou de UTI, nasceu respirando bem por que caso contrário ela não estaria aqui hoje”, ressalta o pai que recebeu Ana Vitória no Dia dos Pais.

O outro lado

O Tribuna das Águas questionou o diretor de Saúde, Rafael Batista de Souza, sobre o acontecimento. Ele informou que foi um procedimento de rotina e de sucesso. Que o parto aconteceu devido ao estado avançado da gravidez e que o SAMU foi chamado e chegou rapidamente ao atendimento.

O diretor de Saúde relata que o atendimento foi em um período de 7 horas da entrada no Pronto Socorro até o atendimento pelo SAMU e que caso o parto não fosse de alta complexidade, teriam a opção do nascimento acontecer na unidade de atendimento local, com médicos e enfermeira.

Foto: Divulgação / Arquivo particular

Veja tambem: