Águas de Lindoia também quer SAMU regional em Serra negra

Mais um município da região do Circuito das Águas manifestou apoio à iniciativa da Prefeitura de Serra Negra em implantar uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU no município, visando atendimento regional. Na manhã desta quarta-feira, dia 28, o Prefeito Elmir Chedid (DEM) recebeu a visita dos integrantes do Poder Executivo de Águas de Lindoia,  representando o Prefeito Gil Helou (PSDB), que está viajando, o Chefe de Gabinete José Carlos Ribeiro do Nascimento Junior e o Secretário Jurídico Juliano Ap. Cardoso Pinto.

Em ofício assinado pelo Prefeito Gil Helou, Águas de Lindoia solicita apoio do Prefeito de Serra Negra para intermediar reunião com o Deputado Estadual Edmir Chedid, irmão de Elmir, com o intuito de avaliar a possibilidade de instalar uma base do SAMU no município para atender as cidades da região.

A instalação do SAMU em Serra Negra é uma das principais propostas do Plano de Governo do Prefeito Elmir Chedid, devido à localização do município, no centro da região do Circuito das Águas, de modo que o deslocamento das ambulâncias se daria com mais rapidez.

“Obrigado ao Gil Helou por também oficializar esse apoio. Afinal de contas, é um serviço que vai possibilitar um atendimento mais eficiente à população de toda a região”, destacou Elmir Chedid.

Estão previstas para os próximos dias reuniões com a diretoria do SAMU Regional, de Bragança Paulista, para que Serra Negra possa se estruturar e trazer uma regional do SAMU para atender também Águas de Lindoia, Lindoia, Monte Alegre do Sul e Amparo.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é um serviço de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

No Brasil, o SAMU foi criado pelo Governo Federal, após o Plano Nacional de Atenção às Urgências, iniciando um projeto tripartite (Governo Federal, Estadual e Municipal) com custeio financeiro no Sistema de Urgência e Emergência mas iniciando pelo Sistema SAMU 192.

O SAMU atua com equipes especializadas, em sintonia com centrais de controle de leitos nos hospitais, com atendimentos primário, quando oriundo do cidadão, ou secundário, como remoção, quando a solicitação parte do serviço de saúde onde o paciente já tenha recebido os primeiros cuidados.

As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente.Toda ligação é gravada. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada.

 

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/27/acidente-faz-vitima-fatal-na-rodovia-socorro-pinhalzinho/