Águas de Lindoia: doação de sangue é nesta quarta

Nesta quarta-feira, dia 28, o Hemocentro da Unicamp realiza mais uma coleta de sangue, de doadores voluntários em Águas de Lindoia. A ação será realizada das 9h às 12h, na Primeira Igreja Batista, situada na Rua Acre, nº 955, Vila Beatriz.

No local da doação de sangue também será feito cadastro para doação de medula óssea. A ação conta com o apoio do Fundo Social de Solidariedade, Igreja Batista, Casa da Amizade, Interact e Secretaria Municipal de Saúde.

Em razão da pandemia de Covid-19, todas as medidas necessárias para evitar aglomerações e garantir o distanciamento social serão tomadas no local da doação de sangue. O uso de máscaras é obrigatório e a equipe do Hemocentro solicita ainda que os doadores não tragam acompanhantes e nem crianças no dia da coleta.

Para doar sangue é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. O candidato deve ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos.

No dia da doação o candidato não pode estar em jejum, deve fazer um lanche leve, evitando alimentos gordurosos. Ele também não pode ingerir bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, nem fumar nas duas horas anteriores.

Quem não pode doar sangue?

  • Não pode doar sangue a pessoa que estiver com gripe, resfriado ou infecção acompanhada de febre;
  • for portadora de sífilis, malária ou doença de Chagas;
  • for alcoolista crônica ou tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • tenha sido exposta a situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
  • quem tenha história atual ou pregressa de uso de drogas injetáveis ilícitas;
  • tenha contraído hepatite após os 11 anos de idade;
  • tenha realizado endoscopia há menos de 6 meses;
  • se estiver grávida, em período de até 3 meses pós parto ou amamentando.

Covid-19

Candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 podem doar sangue após 30 dias da recuperação clínica completa. Os candidatos que tiveram contato direto (domiciliar ou profissional) com casos suspeitos ou confirmados devem aguardar 14 dias após o último contato para realizar a doação.

Os profissionais de saúde que trabalham diretamente com pacientes portadores de Covid-19 também devem aguardar 14 dias após o último dia de contato.

Com relação à vacina Covid-19, o prazo para doar sangue é de 48 horas após cada dose da Coronavac e de 7 dias após cada dose da Astrazeneca, Pfizer e Janssen.

Serviço:

Coleta de Doadores Voluntários de Sangue

Data: 28/07/2021
Horário: das 9h às 12h
Local: Primeira Igreja Batista em Águas de Lindóia
Rua Acre, 955, Vila Beatriz
Informações: (19) 38242092 – Fundo Social de Solidariedade

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/07/26/covid-19-aguas-de-lindoia-avanca-na-aplicacao-de-2a-dose-nesta-semana/