Aryzta investe R$ 400 milhões e cria 1,3 mil empregos em Pouso Alegre

O governo de Minas Gerais anunciou nesta segunda-feira, 28, que Aryzta, uma empresa Suiça, investirá 400 milhões e criará 1,3 mil empregos em Pouso Alegre. A instalação da empresa será ainda neste ano de 2021.

Trata-se da quinta e maior fábrica no Brasil da Aryzta, empresa produtora de pães para varejo e food service.

Com investimento aproximado de R$ 400 milhões, a linha de produção que será inaugurada está localizada em Pouso Alegre, e será a maior da empresa em todos os 19 países em que atua.

O projeto foi desenvolvido pelo empreendedor imobiliário mineiro BTS.

A Aryzta é a terceira maior indústria de panificação do mundo e tem em seu portfólio os pães de hambúrguer utilizados nas principais redes de fast food como o pão australiano do restaurante Outback e as tortinhas vendidas pelo McDonald’s, além de pães artesanais, croissants, cookies, bolos, muffins, brownies.

Com obras iniciadas em abril de 2020, numa área de 18.713,63 m², a nova fábrica da Aryzta será a primeira da indústria de panificação no mundo a ter uma tecnologia de congelamento contínuo, o que significa que o pão será produzido de forma automatizada sem nenhuma interferência humana, garantindo a padronização do produto.

Emprego e renda

A companhia prevê a geração de 300 empregos diretos e mais de mil indiretos, com uma capacidade de produção de até 75 mil pães por hora. A expectativa para o início das atividades operacionais da fábrica é novembro de 2021.

“O processo de desenvolvimento de uma fábrica para uma empresa multinacional exige dedicação especial, com envolvimento de equipes e fornecedores de diversos países. É preciso entender processos, prioridades, demandas e encontrar as melhores soluções. Contamos com um enorme apoio do Governo do Estado de Minas e da Prefeitura de Pouso Alegre. O empreendimento foi entregue no prazo mesmo com a obra tendo sida executada 100% em período de pandemia”, explica Viktor Nobre, sócio da BTS Properties.

A expansão dos negócios do grupo no país tem o apoio do Indi. O diretor-presidente da Agência, João Paulo Braga, destacou o significado do empreendimento, especialmente para o estado.

“Esse é um anúncio muito representativo em diversos aspectos. Primeiro, porque a fábrica foi construída inteiramente por empreendedor imobiliário mineiro, a BTS. Depois, porque estamos falando de uma empresa líder global em seu segmento e fornecedora de grandes redes como McDonald’s, Burguer King, Subway e Outback. Por último, reforça o crescimento da indústria de alimentos e bebidas em Minas, visto que estamos atraindo grandes investimentos e empresas globais”, observa Braga.

Aryzta
A planta de produtos de panificação da Aryzta será pioneira na utilização de tecnologia de ultracongelamento ( Divulgação)

 

Foto: (Divulgação / Reprodução) Fábrica foi inaugurada nesta sexta-feira (25) em Pouso Alegre (MG)

Veja também: