SP recebe 1 milhão de doses da vacina do Butantan na terça

O governador João Dória (PSDB) anunciou ontem, sábado (26), que SP vai receber uma carga com 1 milhão de doses prontas da vacina do Butantan na terça-feira (29).

A remessa com imunizantes para entrega ao PNI (Plano Nacional de Imunizações) vai desembarcar no Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, às 19h55.

“Na próxima terça-feira, dia 29, vamos receber 1 milhão de doses prontas da vacina do Butantan. Estamos na luta para vacinarmos todos o mais rápido possível”, afirmou João Dória.

A chegada das vacinas prontas é resultado de um encontro entre representantes do Governo de São Paulo, Instituto Butantan e a biofarmacêutica chinesa Sinovac.

Na terça-feira (22), o governador João Dória se reuniu, no Palácio dos Bandeirantes, com o Secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, o Diretor do Butantan, Dimas Covas, e o Vice-Presidente Mundial da Sinovac, Weining Meng.

Durante a reunião, Doria solicitou à parceira internacional do Butantan no desenvolvimento do imunizante o envio de vacinas contra a Covid-19 prontas para uso, ao mesmo tempo em que faz as remessas do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para produção de doses na fábrica do Butantan.

O pedido foi prontamente atendido por Meng. A chegada de vacinas prontas vai dar mais agilidade à campanha de vacinação não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil.

Isso porque a produção em São Paulo envolve processos de envase, rotulagem, embalagem e um rigoroso controle de qualidade antes do fornecimento das vacinas ao Ministério da Saúde.

O prazo entre a chegada de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) e a entrega das vacinas produzidas no Butantan gira em torno de 15 a 20 dias.

O Governo de São Paulo e o Butantan dão sequência às tratativas com a Sinovac para que mais doses prontas para aplicação cheguem ao país nas próximas semanas.

A meta estadual é que toda a população adulta dos 645 municípios paulistas esteja vacinada com ao menos uma dose de imunizantes contra o coronavírus até o dia 15 de setembro.

Coronavac

A CoronaVac, vacina contra a Covid-19 produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, teve sua excelência reconhecida por diversas pesquisas e análises populacionais, feitas no Brasil e no exterior, desde o ano passado.

Um dos principais estudos foi o ensaio clínico de fase 3 realizado pelo Butantan em parceria com 16 centros de pesquisa brasileiros, que testou o imunizante em cerca de 13 mil voluntários. A vacina foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: (divulgação / Reprodução)

Veja Também:

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/06/25/minas-solicita-autorizacao-da-anvisa-para-importacao-da-vacina-sputnik/