Hospital de Campanha Covid-19 de Amparo evita colapso no sistema de Saúde

Em quase dois meses de funcionamento, o Hospital de Campanha tem alta ocupação dos leitos, conforme a Prefeitura de Amparo, a unidade evitou o colapso do sistema de Saúde da região e do município de Amparo.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, nos últimos dias, os 16 leitos de enfermaria do Hospital de Campanha atingiram mais de 80% da capacidade. Na UTI, dos quatro leitos do Hospital de Campanha, três estão ocupados.

De acordo com o boletim da Covid-19 desta quinta-feira (27) a Beneficência Portuguesa tem taxa de ocupação de 100% na UTI e 100% na Enfermaria. A Santa Casa Anna Cintra tem 90% de ocupação na UTI. Na Enfermaria a taxa de ocupação é de 80%.

Já o Hospital de Campanha tem 100% de ocupação na UTI. Na Enfermaria, ataxa de ocupação é de 63%

Segundo dados da Prefeitura de Amparo, se o Hospital de Campanha não tivesse sido construído, a Santa Casa Anna Cintra estaria hoje com ocupação de UTI em 120% e da enfermaria em 200%, o que causaria um colapso no sistema de saúde de Amparo, originando filas e demandas reprimidas na espera por leitos nos hospitais.

As enfermarias dos três hospitais Beneficência Portuguesa e Santa Casa Anna Cintra também estão com alta ocupação, registrando capacidades acima de 80% todos os dias da última semana.

Região

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Amparo, o Hospital de Campanha também atende pacientes da região e evita o colapso no sistema de Saúde nas cidades vizinhas.

Em abril, três pacientes foram atendidos: um de Jaguariúna, um de Monte do Sul e outro de Pinhalzinho. Em maio, três de Monte Alegre do Sul, dois de Serra Negra e dois de Pedreira, sendo que esses dois últimos estão internados. Os outros tiveram alta.

Nesta quinta-feira, o quadro de atendimento em Amparo era o seguinte: em tratamento 270 pessoas, sendo 212 em isolamento domiciliar. Nos hospitais há 58 internados de Amparo. Também há 17 pessoas de outras cidades internadas em hospitais amparenses.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mesmo com a abertura do Hospital de Campanha com 16 leitos de enfermaria e 4 leitos de UTI, Amparo enfrenta uma tendência de alta na ocupação de leitos, o que representa o crescimento acelerado no número de casos de Covid-19 na cidade. A recomendação da pasta é que nas próximas semanas, toda a população fique em alerta, saia de casa apenas para atividades essenciais, use máscara e mantenha o distanciamento social.