Escolas estaduais de SP terão aulas de turismo

 Secretarias da Educação e de Turismo e Viagens assinaram acordo para atender o sistema estadual de ensino 

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta terça-feira (25) uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Turismo  para oferta de disciplinas aulas de turismo aos alunos do ensino médio e dos últimos anos do fundamental nas escolas estaduais de São Paulo.

A iniciativa tem como objetivo aliar a educação à inovação e ao empreendedorismo, apresentando o turismo e seus diversos segmentos como fator de desenvolvimento pessoal e profissional.

“Como fenômeno social e econômico, o turismo tem grande capacidade de geração de empregos, sendo uma oportunidade para os jovens que em breve estarão no mercado de trabalho”, afirmou Vinicius Lummertz, Secretário de Turismo.

Por meio do Programa Inova Educação, serão oferecidas aulas de Turismo e atividades educativas para o desenvolvimento intelectual, emocional, social e cultural dos estudantes, com disciplinas eletivas, projeto de vida e de tecnologia e inovação.

A Seduc alinhou três grupos de eletivas: Expresso Turístico para alunos do 6° e 7° ano, Turismo de Natureza e Aventura para 8° e 9° ano, e Redes Turísticas para o ensino médio.

“Entre outros temas, vamos abordar pontos relacionados à consciência ambiental, economia verde solidária e criativa, classificação de diferentes atrativos, além de promover games e desafios”, explicou Rossieli Soares, Secretário da Educação.

Parceria

As Secretarias de Turismo e da Educação no ano passado anunciaram a divisão das férias escolares em quatro períodos ao longo do ano – uma semana em abril e outra em outubro, além das tradicionais paradas de julho e em dezembro e janeiro. Essa divisão permitiria opções para as viagens, diminuindo a sazonalidade, sem prejudicar o desenvolvimento pedagógico. Com a pandemia, a implantação da iniciativa vem passando por adaptações.

Foto: (Divulgação / Reprodução) O secretário da Educação, Rossieli Soares, o vice-governador, Rodrigo Garcia, o governador João Doria, o secretário de Turismo e Viagens, Vinicius Lummertz, e presidente da Associação dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de SP (Amitesp), Murilo Pinheiro Ramos.