Prefeitura de Jaguariúna paga nesta sexta a 1ª parcela de 13º

A Prefeitura de Jaguariúna, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais nesta sexta-feira (14). No total, foram pagos R$ 3,4 milhões.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, a proposta visa valorizar ainda mais o trabalho dos funcionários públicos da Prefeitura e do Hospital Municipal e minimizar eventuais dificuldades financeiras enfrentadas por famílias de servidores devido à crise provocada pela pandemia de Covid-19 e às restrições de circulação impostas pela quarentena.

O montante antecipado ao funcionalismo também deverá contribuir com o reaquecimento do comércio local, já que uma parte do 13º costuma ser utilizado no consumo.

Hoje, o pagamento da primeira parcela do 13º é feito no mês de aniversário do servidor municipal. Os que fazem aniversário até maio, recebem normalmente pela atual regra de antecipação.

Com a aprovação do projeto, excepcionalmente este ano, os servidores que fazem aniversário de junho a dezembro receberão a primeira parcela do 13º salário no dia 14 de maio. A segunda parcela será paga em dezembro, conforme determina a legislação.

Segundo a Administração Municipal, a antecipação do 13º salário dos servidores integra a política de valorização do funcionalismo e é possível devido às ações de austeridade e responsabilidade fiscal adotadas pela atual gestão. A medida está prevista em projeto de lei do Executivo que foi aprovado na terça-feira (11) pela Câmara Municipal.

INSS COMEÇA A PAGAR 13º DIA 25 DE MAIO

O governo federal assinou decreto que antecipa os pagamentos das parcelas do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS para os meses de maio e junho, em razão da manutenção da pandemia da Covid-19.

O abono anual no valor da renda mensal do benefício é devido aos aposentados, pensionistas, aos segurados que recebem auxílio por incapacidade temporária e auxílio acidente, e os aos dependentes que recebem auxílio reclusão.

Em 2021, nos termos do Decreto nº. 10.695, publicado no Diário Oficial em 5 de maio, o pagamento do benefício será realizado em duas parcelas: a primeira será paga no período de 25 de maio a 8 de junho, correspondente a 50% sobre o valor do benefício devido no mês de maio, e a segunda no período de 24 de junho a 7 de julho, no valor referente à diferença do montante total do abono anual descontada a quantia paga na primeira parcela.

Foto: Divulgação / Reprodução

Veja também

https://www.tribunadasaguas.com.br/2021/05/04/inss-paga-13o-de-aposentados-e-pensionistas-em-junho-e-julho/