Lives marcam lançamento do livro “Movimento Asas”

Duas lives nesta semana marcam o lançamento do Livro “Movimento Asas”, uma produção literária dos educadores lindoienses Luciane Malachias de Oliveira e Marcelo Bonfim Mariana.

Nesta terça-feira (13) acontece às 19h,  na página do facebook do Movimento Asas, com a presença dos autores Luciane Malachias de Oliveira,  Marcelo Bomfim Mariana  e a vice-presidente da Ashoka América Latina e socióloga,  Profa. Dra. Helena Singer. A mediação da conversa será realizada por Lucas Bachiega.

A segunda live será no programa Podcast, aqui no Tribuna das Águas em seus canais do Youtube e do facebook , no sábado (17) às 10h. O apresentador Luciano Fiori e a jornalista Eliane Prado conversam com os professores e autores da obra “Movimento Asas” ao vivo, com a possibilidade dos internautas interagirem.

O livro “Movimento Asas: Um Plano de Voo Para a Educação Integral”,  é um lançamento da Editora Appris, de Curitiba (PR). A obra consiste na primeira obra produzida pela Movimento Asas que foi criado há 6 anos em Águas de Lindoia.

É um projeto ativo, apenas pausado pela pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). Segundo Marcelo Bonfim, o trabalho do Movimento Asas hoje acontece nas escolas municipais de Águas de Lindoia: Ivan Galvão de França, Creusa Mariano e Luiz Barbos. O projeto Movimento Asas atua nos horários contrários aos escolares.

Através do Movimento Asas são oferecidos aos alunos da rede municipal atendimentos de fonoaudiologia e assistência social, oficinas de esporte, robótica, games, ballet e inglês.

“Movimento Asas: Um Plano de Voo Para a Educação Integral”

"Movimento Asas"
Professor Marcelo Bomfim

 

"Movimento Asas"
Professora Luciane Malachias

 

"Movimento Asas"
Profa. Dra. Helena Singer

No livro “Movimento Asas” são apresentados os principais instrumentos pedagógicos desenvolvidos pelo projeto educacional em Águas de Lindoia. Uma ação em sintonia com os principais movimentos de inovação na educação em todo o mundo, assim como com a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo os autores da obra, Marcelo Bonfim e Luciane Malachias, a tecnologia educacional também pode ser utilizada para situações de emergência social e ensino híbrido/remoto.

“O Movimento Asas, a partir do município de Águas de Lindoia, no estado de São Paulo, Brasil, oferece aos educadores, gestores e pesquisadores em educação este plano de voo, contribuindo para o um novo tempo de paz, solidariedade, fraternidade, ética e respeito às crianças e adolescentes”, destacam os autores.

Contracapa

“O livro Movimento Asas: Um Plano de Voo para a Educação Integral descreve as experiências vividas por educadores durante o exercício de implantação de uma pedagogia diversificada, solidária e democrática, em escolas públicas municipais.

Neste plano de voo, encontram espaço toda a dinâmica de construção e apropriação de uma nova concepção de educação, os processos necessários para que as ideias se traduzissem em práticas reais, as dúvidas, automatismos, as toxidades, as tomadas de consciência e as construções coletivas. Sem qualquer pretensão de se tornar uma receita, esta leitura traz a oportunidade de se conhecer as dores e as belezas de um processo transformador, aplicado a engrenagens um tanto endurecidas.

Apesar das turbulências ou talvez graças a elas, a riqueza das experiências promove instrumentos para que voos mais altos sejam alçados e, quem sabe, atinjam a claridade que impera acima das nuvens.

Uma leitura inspiradora para inovações pedagógicas em tempos de pandemia e emergências sociais”.