Lindoia e Bioleve estão de luto pelo falecimento de Flávio Aragão dos Santos

Em setembro de 2013 Flávio Aragão foi homenageado com o título de Cidadão Paulistano na Câmara Municipal de São Paulo pelo vereador José Américo (PT) (divulgação)

Faleceu neste sábado, 13, aos 75 anos de idade o empresário e fundador da bioleve, Flávio Aragão dos Santos. Ele deixa a esposa Margarida Maria Carvalho dos Santos, os filhos Flávio, Frederico e familiares. Ele era cidadão lindoiano,  lindoiense, em 2013 recebeu o título de cidadão paulistano, na Câmara Municipal de São Paulo.

O engenheiro Flávio Aragão dos Santos, nasceu em Santos e residiu em São Paulo por mais de 50 anos. Sua trajetória como empresário da construção civil e da mineração começou depois de atuar por muitos anos no mundo financeiro, em 1977, junto com o irmão Carlos Alberto, fundou a Flasa Engenharia, onde exerceu por muito tempo a função de diretor-presidente. É sócio e diretor-presidente da Flapar Administração e Participações, da Flamin Mineração (Água Mineral Bioleve) e da Constroya Construções, ambas na cidade de Lindóia.

A bioleve, Segundo Flávio Aragão dos Santos, começou sua  história no início em 1986, mas para ele a história teve início antes, quando decidiu construir uma ampla casa para passar finais de semana com a família e, os períodos de férias, ocasionalmente, com amigos próximos, principalmente para reunir a sua turma de engenharia. O local em Lindóia era onde possuía o Sítio Jatobá, no qual plantava milho desde 1982.

Concluída a obra em 1989, construída a casa na parte mais alta, podia-se ver, na parte mais baixa, ele percebeu algumas aflorações naturais de água. A ideia inicial era completar o lazer com um lago formado por essas águas com barquinhos, brinquedos aquáticos e peixes. Como na região havia 07 (sete) empresas envasadoras de água mineral naquela época, Flávio procurou saber do eventual perigo de alguém pedir para pesquisar água mineral na área onde estavam as nascentes, recebendo a orientação para pedir Alvará de Pesquisa ao DNPM, e isto ocorreu em 1988, com objetivo de eliminar a possibilidade de terceiros o fazerem.

A partir de julho de 1989, Flávio Aragão, após comentários de amigos, começou a pensar a viabilidade de criar uma empresa envasadora de água mineral. Assim nasceu a bioleve, que está hoje entre as maiores envasadoras de água do Brasil. A trajetória foi sempre desafiante porque, desde as instalações até os procedimentos operacionais, estava presente a preocupação com a qualidade, culminando com a obtenção da Certificação pela NSF Internacional a partir de 2004, certificadora ligada ao FDA (Food and Drugs Administration) dos EUA e à Organização Mundial de Saúde (OMS), o que permitiu a empresa levar produtos além das fronteiras brasileiras, participando no engrandecimento do nome do país, do Estado e da cidade de Lindóia.

Em fevereiro de 2016, Flávio Aragão deu uma entrevista para o Tribuna das Águas sobre Responsabilidade Social. Veja na íntegra:

 

03 – Bioleve entrevist