Colapsou: Bragança Paulista e Amparo tem 100% de ocupação de UTIs

A Região bragantina tinha até ontem (quinta-feira, 11) 39 pacientes à espera por vaga para internação por Covid-19 e estava com 100% da capacidade hospitalar há mais de 17 dias e pacientes tem sido transferidos. Embora a gestão tenha informado ao G1 que vai abrir 16 vagas de internação, a conta não fecha e o número não é suficiente para a demanda.

Bragança Paulista atingiu a capacidade máxima no dia 22 de fevereiro. Ao todo, são 31 leitos de internação para a doença, entre UTI e enfermaria. A cidade vive o pico da doença, com o pior cenário desde o início da pandemia e enfrenta pela terceira vez os hospitais lotados.

Os pacientes estão sendo transferidos para hospitais de outras cidades, principalmente da capital, pelo sistema de regulação de vagas do SUS. Mas com a situação dos hospitais em São Paulo, a espera passou a ser maior.

Em Amparo, o prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) fez um apelo à população durante uma live via facebook na noite de quinta-feira, 11,  após afirmar que há um um novo colapso na rede de saúde da cidade.

De acordo com o balanço divulgado no  boletim epidemiológico na quinta-feira os hospitais de Amparo têm 22 pacientes da cidade internados em unidades de tratamento intensivo (UTI). Há ainda 16 moradores de municípios vizinhos.

Segundo a administração municipal, o aumento no número de casos confirmados da doença foi registrado nos últimos cinco dias.

 

Foto: redes sociais / Ambulâncias esperam para deixar pacientes em Bragança Paulista