Não vai ter Carnaval no Circuito das Águas, nem ponto facultativo nos dias 15 e 16

Socorro não cancelou ponto facultativo, mas proibiu festas

Águas de Lindoia segue o decreto assinado pelo prefeito Gilberto Helou (PSDB) acompanhando o recomendado pelo governo estadual (Divulgação / Arquivo 2020)

A pandemia do Novo Coronavirus (Sars-cov-2) fez as cidades da microrregião do Circuito das Águas cancelarem os festejos do Carnaval 2021 previstos para terem início nesta sexta-feira, 12 e terminarem na tradicional quarta-feira de cinzas, 17.

A decisão dos gestores municipais de cancelarem os festejos teve por base a atual situação de mais de 230 mil mortes no Brasil pela covid-19, e seguir o Decreto Estadual que suspendeu o ponto facultativo do Carnaval. As repartições públicas do Estado de São Paulo vão funcionar normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro como medida de contingenciamento contra o coronavírus, evitando assim, festejos de rua e aglomeração em cidades turísticas e de praia.

A suspensão do ponto facultativo é uma recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus, no Plano São Paulo, instaurado pelo Governo do Estado de São Paulo. As prefeituras têm a prerrogativa de conceder ou não ponto facultativo nos dias de Carnaval aos serviços municipais.

Socorro
Na região do Circuito das Águas, a única cidade que não seguirá o decreto do Estado é o município de Socorro, que manterá o ponto facultativo na terça-feira, 16, apesar de nenhuma festa estar autorizada na cidade e das medidas sanitárias serem mantidas.

#nãovaitercarnaval por cidade

As cidades da região que vão seguir o decreto do estado são: Serra Negra, Lindoia, Socorro, Água de Lindoia, Amparo e Monte Alegre do Sul, com a proibição de aglomeração e eventos festivos.
Em Serra Negra, no dia 2 de janeiro deste ano, o Decreto 5150 do prefeito Elmir Chedid (DEM) suspendeu o ponto facultativo no dia 15,16 e 17 nas repartições públicas durante o Carnaval.

A Prefeitura de Lindoia publicou no dia, 03 de fevereiro, o Decreto 2531, assinado pelo prefeito Luciano Lopes (PSDB) que proíbe qualquer tipo de festejos de carnaval nos dias 13 a 16 de fevereiro deste ano e também determina que as diretorias municipais se abstenham de autorizar a realização de eventos de gênero carnavalesco nas datas citadas. Segundo a lei haverá fiscalização da guarda municipal, da Polícia Militar e da Vigilância Sanitária. A população pode denunciar qualquer descumprimento do decreto ligando para a Polícia Militar (fone 190) e Guarda Municipal (fone 153).

A Estância de Águas de Lindoia segue o decreto assinado pelo prefeito Gilberto Helou (PSDB) em 3 de fevereiro, acompanhando o recomendado pelo governo estadual, em que muda os feriados municipais, e decreta a suspensão das atividades carnavalescas no município nos dias 12, 13, 14, 15, 16 e 17. No Decreto 3444, também fica determinada uma nova cronologia de eventos na cidade ao longo de 2021, com alguns cancelados e outros adiados. O feriado do Carnaval consta como adiado.

Em Amparo a oficialização do cancelamento do Carnaval de 2021 em decorrência da pandemia da covid-19, foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 22 de janeiro. Além do Carnaval, o decreto assinado pelo prefeito Carlos Alberto Martins (MDB) cancelou os pontos facultativos previstos para os dias 15 e 16 de fevereiro, segunda-feira e terça-feira. Isso significa, que as repartições públicas trabalharão normalmente.

Na cidade de Monte Alegre do Sul, o prefeito, Edson Rodrigo (DEM), cancelou o Carnaval oficial e proibiu a promoção de qualquer evento do gênero em espaços públicos ou privados da cidade. As restrições acompanham as medidas de combate ao Novo Coronavírus que já foram implantadas no decorrer da quarentena, como a de proibição de locação de chácaras até o dia 20 de fevereiro.