Cadastro para vacinação Covid-19 começa em Lindoia para profissionais da Saúde
Veja como será o acesso dos trabalhadores da Saúde nesta 1º fase da vacinação
Vacinação desta primeira fase começou dia 21 de janeiro (Divulgação / Reprodução Carlos Alberto Salomão)
A Prefeitura de Lindoia informou na manhã desta segunda-feira, 01, o início do cadastramento para profissionais da Saúde, na vacinação da Covid-19. O cadastro será realizado das 13:00 h as 17:00 h no PSF I – Praça Getúlio Vargas, 143 – Centro. Os Documento necessários para o cadastro são carteira do respectivo conselho ativo ou carteira de (holerite) comprovando vínculo com o serviço de saúde.
Num detalhamento sobre quem receberá a vacina nessa primeira fase da Campanha de combate ao Novo Coronavírus (Covid-19), o Ministério da Saúde editou uma determinação seguida pela Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e também no município.
1º fase – Quem recebe a vacina?
Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, que envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de COVID-19, a saber: a) Hospitais públicos e privados exclusivos para atendimento/referência de pacientes com COVID/19– vacinar todos os funcionários do hospital.
Hospitais públicos e privados com leitos (UTI e enfermaria) para atendimento de pacientes com COVID-19– vacinar: Todos os funcionários da UTI e enfermaria (COVID-19);
Profissionais de laboratórios que realizam a coleta de material e de bancada que realizam o processamento das amostras de pacientes com suspeita de COVID-19;
Profissionais nos setores que realizam atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19 (ex: reabilitação); Funcionário da Recepção; Funcionários da Limpeza.
Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro- vacinar todos os funcionários.
SAMU/GRAU (Grupo de Resgate e Atenção as Urgências e Emergências)
Profissionais que realizam atendimento direto a pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19; Profissionais da limpeza; Motorista.
Laboratórios – Profissionais que colhem PCR, sorologia ou outros exames para diagnóstico de Covid-19; Profissionais de bancada que realizam o processamento das amostras de pacientes com suspeita de Covid-19.
Unidades Básicas de Saúde- vacinar todos os funcionários.
Vigilância em Saúde (Epidemiológica, Sanitária entre outros setores)- vacinar todos os funcionários.
Demais trabalhadores de saúde (Trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (ex. médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (ex. recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (ex. cuidadores de idosos, doulas / parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde)