SP distribui vacinas da Fiocruz e região de Campinas deve receber novas doses até quarta

Remessa começou a ser destinadas aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE) para redistribuição aos municípios. Região de Campinas receberá 49,9 mil doses

Distribuição das vacinas contra Coronavírus para  interior de SP (Divulgação/Governo do Estado de São Paulo)

O Governo do Estado de São Paulo iniciou na manhã desta segunda-feira (25) a distribuição de 501 mil doses da vacina da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) aos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVE), visando abastecer os 645 municípios.

A saída dos caminhões começou em menos de 24 horas após o recebimento da remessa no CDL (Centro de Distribuição e Logística) estadual de SP. As grades devem chegar às regiões entre hoje e amanhã (26), e cada cidade retirará seu respectivo quantitativo no GVE da região onde está localizada – confira na tabela os quantitativos https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/2021_01_25_grade-de-vacinas-Fiocruz-Oxford-AstraZeneca.pdf

A Secretaria está divulgando os destinos e respectivos números de doses a cada nova saída, dando transparência aos estoques previstos para cada local. A agilidade é fruto do planejamento da logística feito pelo Governo de SP desde setembro para execução da campanha. Na última semana, a vacina do Butantan começou a ser distribuída no dia 18 e foi concluída em 72 horas (24h antes do previsto), totalizando 690 mil doses destinadas para todo o Estado.

As novas doses da vacina da Fiocruz foram viabilizadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. Assim como nas grades anteriores, a divisão regionalizada é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI.

Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência, indígenas aldeados e quilombolas receberão as doses, com o apoio de equipes da atenção primária do SUS, segundo as estratégias adequadas ao cenário local.  A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde.

A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. À medida que o Ministério da Saúde viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação contra a COVID-19 serão divulgadas pelo Estado.

Vacinômetro

A Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo lançou o “Vacinômetro”, ferramenta digital, desenvolvida em parceria com a Prodesp, que permite a qualquer pessoa acompanhar em tempo real o número de vacinados no estado. O “Vacinômetro” está disponível no portal do Governo de São Paulo (https://www.saopaulo.sp.gov.br/)