Gestores de Saúde e Turismo discutem avanço da Covid-19 Circuito das Águas e definem ações

Carnaval 2021 pode ser cancelado na região em virtude do aumento de casos e da ocupação de UTI que está em 80%

Diretor de Saúde de Lindóia, João Henrique Pinto de Oliveira, apresentou números da pandemia na região e sugeriu ações comuns para conter o avanço da Covid-19. Divulgação / Carlos Alberto Salomão

Na tarde desta segunda-feira, 11, às 15h, no auditório da Prefeitura de Socorro foi realizada uma reunião solicitada pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista, através de seu presidente e prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha (DEM) para discutir a pandemia da Covid-19 na região e articular ações para os próximos dias e ao longo de 2021.

Segundo apurado por esta reportagem, há uma preocupação geral com o aumento dos casos de Civid-19 em todos os municípios do Circuito das Águas Paulista, e consequentemente a possibilidade de colapso nos atendimentos na região. As cidades consorciadas do Conisca estão com 80% de leitos de UTI ocupados.

Para os gestores municipais, serão necessários investimentos em mais leitos de UTI e respiradores para atender a demanda de atendimento de moradores e eventuais turistas diante do eminente retorno as aulas e o reaquecimento das atividades turísticas nas estâncias. Também é unanime a opinião de que os casos Covid-19 devem aumentar, ou seja, dobrar, nos próximos dias em decorrência das festas de Natal e Réveillon período em que houve muita aglomeração de pessoas. Na reunião, uma das pautas foi a situação das cidades de Socorro e Monte Alegre do Sul que geralmente abrigam festas em chácaras de aluguel onde a aglomeração de pessoas nesses eventos particulares é de difícil autuação dos agentes de saúde e demais autoridades.

A situação da pandemia é tão preocupante no Circuito das Águas que fez com que seja criado a partir do dia 30 um banco de dados e um diário oficial sobre a saúde em todas as cidades da região. Será uma forma de monitorar os números e desenvolver ações, como barreiras sanitárias e trabalhar a conscientização sobre o turismo durante a pandemia, unindo o Conisca e Consórcio Turismo e secretarias / diretorias municipais de Turismo e Saúde.

Os gestores de Saúde e de Turismo das cidades consorciadas que estavam na reunião acreditam que a não realização de programação do Carnaval 2021 no Circuito das Águas seja a ação mais adequada para evitar aglomerações e o aumento de registros de novos casos da Covid-19.

O encontro reuniu diretores e secretários municipais de Turismo e Saúde, dos municípios consorciados: Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindoia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.