Carlos Alberto é eleito presidente do CISBRA e Luciano Lopes vice-presidente

Os nomes do Prefeito de Amparo Carlos Alberto para Presidente e de Luciano Lopes foram aceitos por unanimidade. Divulgação / Carlos Alberto Salomão

Na tarde de ontem (segunda-feira, 11), no Auditório da Prefeitura de Socorro, em Assembleia Geral, o prefeito de Amparo, Carlos Alberto Martins (MDB) foi eleito presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas, o CISBRA e o prefeito de Lindoia, Luciano Lopes (PSDB) ficou com a vice-presidência.

Já na abertura da reunião, o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid (DEM) indicou os nomes dos prefeitos de Amparo e de Lindóia, Carlos Alberto para presidente e de Luciano Lopes para Vice. Após a manifestação dos prefeitos presentes a indicação foi aceita por unanimidade, com votos de prefeitos e representantes das 13 cidades do Circuito das Águas que fazem parte do Consórcio.

Estiveram na Assembleia Geral da CISBRA os prefeitos de Amparo, Lindoia, Serra Negra, Socorro, Monte Alegre do Sul, Tuiuti, Morungaba, Toledo (representado) e Águas de Lindoia (representado). Na sequência da pauta foram eleitos os diretores: prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo (DEM) , prefeito de Morungaba, Marco Antônio de Oliveira (PSD), prefeito de Socorro, Ricardo Lopes (PTB) e o prefeito de Serra Negra, Elmir Chedid (DEM). Alguns membros responsáveis pela pasta do Meio Ambiente também estiveram presentes na reunião, como Marco Antônio da Silva, de Lindoia que integrará o Conselho Fiscal do CISBRA.

 

Em seu discuso de posse do cargo de presidente, Carlos Alberto Martins disse que Amparo será sede do Consórcio, e contará com estrutura adequada e prédio próprio. Divulgação / Carlos Alberto Salomão

 

O prefeito de Lindoia, Luciano Lopes, também falou sobre os projetos para o CISBRA. Divulgação / Carlos Alberto Salomão

 

Em seu discurso de posse do cargo de presidente, Carlos Alberto Martins disse que Amparo será sede do Consórcio, e contará com estrutura adequada e prédio próprio e que o transbordo também será feito em Amparo. A volta de Amparo ao consórcio e a entrada de outras cidades da região no CISBRA, possibilitam a melhor e mais rápida solução de problemas e alcance de objetivos comuns aos municípios participantes devido ao cooperativismo intermunicipal.

Segundo o novo presidente, outro desafios a ser enfrentado pela nova diretoria será fazer novas licitações para as três modalidades atendidas pelo Consórcio: coleta, transbordo e volumosos. Também há a preocupação com o aumento dos resíduos da área da saúde, que tiveram um avanço significativo, na casa de 110%, durante a pandemia.

O CISBRA é formado por municípios de pequeno porte localizados em área de preservação permanente do Circuito das Águas, e realiza os serviços de esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais da região. Os 13 municípios que integram o CISBRA são Amparo, Águas de Lindóia, Itapira, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Pinhalzinho, Pedra Bela, Serra Negra, Socorro, Toledo, Tuiuti e Vargem. Dessas cidades, apenas Amparo, Lindoia, Socorro e Pinhalzinho não fazem atualmente a coleta de resíduos sólidos com o CISBRA.